UFSC compete: creating synergy between different student competitions teams
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p157Abstract
In this paper the outreach program UFSC Compete is presented. This program is divided into competing teams involving students from several courses at the University, and its goal is to create and defending a product in a competition against other national and international universities. The history of each competition and our teams are shown. The results of this action, inside and outside competitions are listed, demonstrating their importance for the academic and personal formation of its stakeholders. At the end some future actions are described to improve in the future the results of this Program.
References
ARAÚJO, T., PEREIRA, V. G., VALE, L. G. M, SOUSA NETO, J.M.R., LIMA, A.M.N, MARIBONDO, J. F. . Projeto Mini Baja como Estudo de Caso para Instrumentação Eletrônica. Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge, 2006, Passo Fundo.
BOOTH, J.G., WHITE. P.(2008) Innovative Curriculum Development within the Motorsport B. Eng course at Coventry University. Engineering Education 2008 International Conference on innovation, good practice and research in engineering education, Loughborough, Inglaterra, 2008
COMPETITION HISTORY. Disponível em < http://www.sae.org/students/ > Acesso em: 28 junho. 2016.
CRAWLEY, E. F., MALMQVIST, J. , ÖSTLUND, J. S., BRODEUR, D. R. Rethinking Engineering Education: The CDIO Approach, Springer. 2007.
DOPPELT, Y., Implementation and Assessment of Project Based Learning in a Flexible Environment, Int. J. Tech. Des. Educ., 12, 2003
FERREIRA, E.G., CAPORALLI FILHO, A. . Influências do projeto baja sae no ensino da engenharia e no desenvolvimento do aluno. Acessado em 28 de junho de 2016, disponível em < http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/164303?locale=pt_BR>, 2011
JONES, M. L. W. Engaging Complexity And Contradiction: Understanding Formula Sae Through Cultural-Historical Activity Theory in Proceedings of the 11th International CDIO Conference, Chengdu University of Information Technology Chengdu, Sichuan, P.R. China, 2015.
RIVERA-SOLORIO, C., GARCÍA-CUÉLLAR, A. J. e FLORES, A. Design and Construction of a Boat Powered by Solar Energy with the Aid of Computational Tools. International Journal of Engineering Education Vol. 29, No. 2, pp. 380–387, 2013
SIRINTERLIKCI, A., KERZMANN. T.L. Active Learning through SAE Baja Competition. 2011 ASEE Annual Conference, Vancouver, BC, 2011
STEPHENS, J. and SHAPTON, W., Mini-Baja 1977 - An Overview, SAE Technical Paper 780241, 1978.
UFSC COMPETE: Relatório de atividades 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.