Citizenship and inclusion: challenges to prepare teachers

Authors

  • Hiata Anderson Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes
  • Alex Canal Freitas Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alexandre Fraga de Araújo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n24p128

Abstract

It is about the reflection of the challenges imposed by the inclusive education to prepare teachers. The analysis resulted from a continuing education program offered at the Federal Institute of Espirito Santo, with participation of 15 teachers from the public education school system in the town of Barra de Sao Francisco/ ES, in 2015. The intention was to offer conceptual tools to the teachers of the primary school to allow them to elaborate projects of inclusive education in their workplaces as well as to foment a denaturant look of the processes of social exclusion. At the end of the course it was evident the necessity of investing in pre courses that stress the centrality of empathy as the affection that paves the acknowledgement of the humanity of those who are not within the standards of normality.

 

Author Biographies

Hiata Anderson Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor D I no Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Barra de São Francisco/ES e membro-conselheiro da Comissão de Ética dos/as Servidores/as do Ifes. Possui interesses nas seguintes áreas temáticas: Teoria Sociológica Clássica (Durkheim, Weber e Marx); Ética; Religiões e Política na contemporaneidade; Gênero e Sexualidade, bem como na interface entre as Ciências Sociais e Saúde.

Alex Canal Freitas, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduado em Direito (2011), pós-graduado em Direito Processual Civil (2013) e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais (2015) pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria e Filosofia do Direito e Direito Público. Advogado e Professor de Direito no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

Alexandre Fraga de Araújo, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo desde 2010, possui graduações em Ciência da Computação e Pedagogia, e possui as seguintes pós-graduações: Designer Instrucional para EAD; Planejamento, Implementação e Gestão da EAD e em Pedagogia da Alternância. É Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente é professor do Campus Barra de São Francisco - ES. Tem experiência na área de Novas tecnologias, com ênfase em modelagem de dados, informática na educação, ensino a distância e pedagogia da alternância.

References

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Published

2016-12-23