Estudar estrutura da língua: a atividade extensionista e a EaD como espaços de democratização do conhecimento

Autores

  • Daniele Bertollo Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4435-943X
  • Alcione Tereza Corbari Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Higor Miranda Cavalcante Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p40

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o projeto de extensão Morfologia básica da língua portuguesa: estrutura e formação da palavra, desenvolvido na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (campus de Cascavel),bem como refletir sobre a potencialidade da tecnologia na formação inicial e continuada do professor e no movimento de aproximação entre universidade e comunidade. A atividade extensionista teve início em 2018, como projeto piloto,tendo por objetivo central construir e implementar um curso voltado à socialização do conhecimento sobre o nível mórfico da língua portuguesa; em 2019, teve seu status alterado para ‘projeto permanente’, passando a ser ofertado anualmente. Seu potencial como ferramenta de difusão do conhecimento relativo à estrutura da língua portuguesa levou a alterações metodológicas de maneira a se transformar em uma atividade realizada integralmente a distância. Além de estar contribuindo para a formação inicial e continuada de professores de todo o território nacional, tem desempenhado importante papel na formação dos professores formados e em formação que participam da equipe proponente.

Biografia do Autor

Daniele Bertollo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Letras, Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Alcione Tereza Corbari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora – Curso de Graduação de Letras e Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Higor Miranda Cavalcante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Letras, Especialista em “Educação, Tecnologia e Sociedade”, Mestrando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

Quézia Cavalheiro Mingorance Ramos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Letras, Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel

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Publicado

2020-04-22