Health promotion and cancer prevention actions through Instagram
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85560Keywords:
Health Promotion, Women's Health, Prevention, Cancer, Social NetworkAbstract
The objective was to report an action carried out on the social network Instagram®, the result of an extension project, aimed at the discussion, socialization and dissemination of information and health services related to breast and cervical cancer. This is a descriptive study, of the experience report type, carried out from January to December 2021, on Instagram®, with the profile: @cancersonosigno. A total of 269 followers were obtained, in addition, the actions were effective due to the successful numbers shown. The goal was achieved, as evidenced by the number of people exposed by the data made available on the platform, as subdivided by city: Fortaleza (25.1%), Redenção (15.2%), Baturité (8.3%), Antônio Diogo ( 4.4%) and Maracanaú (4.4%). It is concluded that the activities carried out were beneficial to the target audience, providing subsidies that increased the knowledge of women regarding health promotion and prevention of two types of cancer with a relevant epidemiological.
References
ANDRADE, D.C.M et al. Use of interactive digital tools in meeting to teach patient safety. Braz.J. Hea. Rev., Curitiba, v. 3, n.2, p. 1531-1541 mar/abr. 2020. DOI:10.34119/bjhrv3n2-017
AZEVÊDO, A. V. dos S.; SILVA, M. A da.; MAGALHÃES REIS, T. C. Promoção da saúde no contexto das redes sociais significativas. Nova Perspectiva Sistêmica, [S. l.], v. 28, n. 63, p. 55–66, 2019. DOI: 10.38034/nps.v28i63.482. Disponível em: https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/482. Acesso em: 22 nov. 2022.
BILOTTI, C. C et al. m-Health no controle do câncer de colo do útero: pré-requisitos para o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 11, n. 2, 2017. DOI: 10.29397/reciis.v11i2.1217. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1217. Acesso em: 22 nov. 2022.
CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2020: edição COVID-19. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020.
FERREIRA, P. B; SURIANO, M. L. F; DOMENICO, E. B. L.Contribuição da Extensão Universitária na formação de graduandos em Enfermagem Rev. Ciênc. Ext. v.14, n.3, p.31-49, 2018.
FRANÇA, T. G. DE; CARVALHO, L. E. W. DE. Breast cancer in the state of Pará, Brazil, and the role of Liga Acadêmica de Oncologia on the promotion of women health: an experience report. ABCS Health Sciences, v. 42, n. 3, 11 Dec. 2017.
GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017.
INCA. Instituto Nacional do Câncer. Estimativas 2023 incidência de câncer no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa. Acesso em: 01 dez. 2022.
KAKUSHI, L.E; ÉVORA, Y.D.M; PEREIRA, M.C.A. Uso do facebook e whatsapp em atividades acadêmicas no ensino em enfermagem: Um estudo comparativo. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 9021-9035, 2020.
MARTINS, Bárbara Isis; ALBUQUERQUE, Lívia Cristina Enders; NEVES, Manoella. Instagram Insights: Ferramenta de Análise de Resultados como Nova Estratégia de Marketing Digital. Intercom, v. 1, p. 1-13, 2018.
MELO, Myllena Cândida de; VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto. Uso de comunidades virtuais no suporte a portadoras de câncer de mama. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 23, n. 10, p. 3347-3356, out. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182310.14612018.
NASCIMENTO, Maria Isabel do et al. Premature mortality due to cervical cancer: study of interrupted time series. Revista de Saúde Pública [online]. 2020, v. 54 [Acessado 28 Novembro 2021] , 139. Disponível em: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002528. Epub 14 Dez 2020. ISSN 1518-8787. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2020054002528.
NETTO, J. de M.L. Influência da mídia no diagnóstico de câncer de mama por estádio clínico. Fundação Antônio Prudente, São Paulo, 87p, 2019.
OLIVEIRA, A.L.R et al. Fatores de risco e prevenção do câncer de mama. Cadernos da Medicina-UNIFESO, v. 2, n. 3, 2020.
PINTO, A.C.S et al. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev. enferm. UFPE on line, p. 634-644, 2017.
RODRIGUES, Josiane Ramos Garcia; SALUN, Ariana Aparecida Lins Aleksandrovic; OLIVEIRA, Vanessa Aparecida Sanches Campassi de; LIMA, Priscila Bocchile de; NUNES, Maria Renata. Importância do enfermeiro para o controle do câncer de mama: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.L.], n. 55, p. 1-9, 23 jul. 2020. Revista Eletrônica Acervo Saúde. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3668.2020.
SILVA, T.; CERQUEIRA, R. Mensuração em mídias sociais: quatro âmbitos de métricas. In: CHAMUSCA, M.; CARVALHAL, M. (orgs). Comunicação e marketing digitais: conceitos, práticas, métricas e inovações. Salvador (BA): Edições VNI; 2011. p. 119-41.
SOARES, Aline Bairros et al. Construindo saberes nas redes sociais. RENOTE, v. 16, n. 1, 2018.
VILLA, L.S.C; BERNUCI, M.P. YOUTUBE & EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE O CÂNCER DE MAMA. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1878. Acesso em: 22 nov. 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.