Redes de cooperação: das artes de pesca à inovação financeira

Autores/as

  • Ademir Antonio Cazella Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fábio Luiz Búrigo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adinor José Capellesso Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2010v7nespp41

Resumen

O presente trabalho aborda a ação extensionista do Laboratório de Estudos da Multifuncionalidade Agrícola e do Território (Lemate) por meio do Projeto “Promoção do Cooperativismo de Crédito junto aos Pescadores e Aquicultores Familiares”, aprovado junto ao CNPq. Esse projeto tem por objetivo principal a constituição de cooperativas de crédito rural junto a pescadores artesanais, aquicultores (maricultores) e agricultores familiares dos municípios de Garopaba e Governador Celso Ramos localizados no litoral catarinense. A concepção dessa iniciativa orientou-se fundamentalmente a partir de quatro aspectos: a) acesso restrito e baixa qualidade de serviços aos pescadores artesanais e aquicultores familiares na operacionalização de políticas públicas de crédito; b) atendimento de algumas demandas financeiras em comunidades pesqueiras por meio de sistemas informais pouco favoráveis; c) importância das microfinanças para o desenvolvimento; e d) experiência promissora das cooperativas de crédito rural junto aos agricultores familiares. As cooperativas de crédito valorizam as relações de proximidade e cumprem papel relevante na execução de políticas públicas de crédito, constituindo-se num propulsor para o desenvolvimento de comunidades tradicionais. Sendo assim, o projeto busca estimular os pescadores artesanais, aquicultores e agricultores familiares localizados na zona costeira a constituir instituições financeiras análogas às existentes junto aos agricultores familiares de outras regiões do estado.

Biografía del autor/a

Ademir Antonio Cazella, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), com mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Science de lHomme et de la Société - Centre dEtudes Supérieures dAménagement -Tours/França (2000). Atualmente é professor da UFSC, junto ao Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas.

Fábio Luiz Búrigo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Agronomia (1987), mestre em Agroecossistemas (1999) e doutor em Sociologia Política (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da UFSC.

Adinor José Capellesso, Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano

Graduado em agrônomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), com mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é  consultor do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano e Ministério da Pesca e Aquicultura.

Publicado

2010-11-04

Número

Sección

50 ANOS UFSC