Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias para cegos com base na interação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p203

Resumo

O projeto “Tecnologias para o desenvolvimento inclusivo: coprodução de tecnologias para cegos com base na interação social” objetiva desenvolver com os alunos e professores das engenharias e licenciaturas do campus UFSC/Blumenau, uma proposta de intervenção para o desenvolvimento de tecnologias para cegos pautada na interação sociotécnica. Alunos, professores, associados e profissionais da Associação de Cegos do Vale do Itajaí, desenvolvem atividades e estratégias que resultem em tecnologias desenvolvidas em coprodução. Como primeiros resultados a serem compartilhados, temos a coprodução de uma vestimenta para o coral e para o time de golbol, aulas de informática e a repaginação conjunta do brechó da instituição.

Biografia do Autor

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, na especialidade de Sociologia. Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Inovação (NUDRI/UFSC-Blumenau) e é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC) e do Alteritas: Grupo de estudos e pesquisas sobre diferença, arte e educação (Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC). Foi pesuqisadora ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC) e coordenadora de extensão do Departamento de Engenharia, UFSC - Blumenau. Atualmente é subchefe deste departamento. Foi representante do Campus UFSC/Blumenau, na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCARTE). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Política e Movimentos Sociais e em Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) , na área de EaD na Educação Superior.

Referências

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Tecnologia e Educação, RS: Porto Alegre, 2013.

BUENO, Rafael Giglio. Tecnologia Assistiva como política pública: inclusão na agenda de pesquisa e coprodução com o usuário. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321437.

CATÁLOGO NACIONAL DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em: <http://assistiva.mct.gov.br/>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2018.

CHELLA, Marco Tulio et. all. Modelos e abordagens de projeto para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Revista Gestão & Conexões. Vitória (ES), v. 3, n. 1, jan./jun. 2014.

MOURA, D. G e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2006.

THIOLLENT, M. J. M. Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2018-04-23