Tecnologías para el desarrollo inclusivo: coproducción de tecnologías para cegos con base en la interacción social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n28p203

Resumen

El proyecto "Tecnologías para el desarrollo inclusivo: coproducción de tecnologías para ciegos con base en la interacción social" objetiva desarrollar con los alumnos y profesores de las ingenierías y licenciaturas del campus UFSC/Blumenau, una propuesta de intervención para el desarrollo de tecnologías para ciegos pautada en la. la interacción sociotécnica. Alumnos, profesores, asociados y profesionales de la “Associação de Cegos do Vale do Itajaí”, desarrollan actividades y estrategias que resulten en tecnologías desarrolladas en coproducción. Como primeros resultados a ser compartidos, tenemos la coproducción de una vestimenta para el coral y golbol, clases de informatica y la repaginación conjunta del brechó de la institución.

 

Biografía del autor/a

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, na especialidade de Sociologia. Doutorado e Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Regional e Inovação (NUDRI/UFSC-Blumenau) e é pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC) e do Alteritas: Grupo de estudos e pesquisas sobre diferença, arte e educação (Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC). Foi pesuqisadora ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa Núcleo de Santa Catarina (INCTi-SC/UFSC) e coordenadora de extensão do Departamento de Engenharia, UFSC - Blumenau. Atualmente é subchefe deste departamento. Foi representante do Campus UFSC/Blumenau, na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCARTE). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política, com ênfase em Sociologia Política e Movimentos Sociais e em Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia. Atuou como professora substituta na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) , na área de EaD na Educação Superior.

Citas

BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Tecnologia e Educação, RS: Porto Alegre, 2013.

BUENO, Rafael Giglio. Tecnologia Assistiva como política pública: inclusão na agenda de pesquisa e coprodução com o usuário. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, 2016. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321437.

CATÁLOGO NACIONAL DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA. Disponível em: <http://assistiva.mct.gov.br/>. Acesso em: 01 de fevereiro de 2018.

CHELLA, Marco Tulio et. all. Modelos e abordagens de projeto para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Revista Gestão & Conexões. Vitória (ES), v. 3, n. 1, jan./jun. 2014.

MOURA, D. G e BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos: Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 2006.

THIOLLENT, M. J. M. Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Publicado

2018-04-23