Abordando hábitos saludables con escolares: relato de experiencia

Autores/as

  • Raul Vinicius Eleutério Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciara Fabiane Sebold Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bárbara Morh da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Simas Justino Universidade Federal de Santa Catarina
  • Palloma Caroline Guedes Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2018v15n30p132

Resumen

Se trata de un relato de experiencia vivida por los becarios de extensión del proyecto "Desarrollo de hábitos saludables a los estudiantes de educación básica de la red." Objetivo de desarrollar actividades de promoción de la salud con los estudiantes a través de actividades recreativas. Las actividades se llevaron a cabo con 60 estudiantes del quinto año de una red básica estatal escuela Florianópolis. A través de la realización de este proyecto los graduados de curso de enfermería UFSC pueden experimentar la creación de lazos de confianza y el fortalecimiento de la relación entre profesionales de la salud con los estudiantes y profesores de la escuela. Por lo tanto permitiendo que los estudiantes sean capaces de planificar, organizar y llevar a cabo actividades educativas que fomenten la promoción de la salud sobre hábitos saludables en las escuelas.

Biografía del autor/a

Raul Vinicius Eleutério, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2014.1. Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC).

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós Doutora pelo Programa Nacional de Pós Doutorado/ CAPES. Desenvolveu a dissertação de mestrado na temática do cuidado de enfermagem e obesidade. A tese voltada para os Modos de ser dos enfermeiros-professores nas vivências do ensino do cuidado de enfermagem. E o Pós Doutorado na área da bioética. Atualmente (2014) Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Vice-líder do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC). Temas de interesse: Cuidado; Obesidade; Promoção da Saúde; Educação em Enfermagem; Docência em Enfermagem; fenomenologia de Martin Heidegger; Bioética.

Bárbara Morh da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2014.1. Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC).

Juliana Simas Justino, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.2. Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC).

Palloma Caroline Guedes Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2014.1. Membro do Laboratório de pesquisa e tecnologias para o cuidado de saúde no ambiente médico-cirúrgico (LAPETAC).

 

Citas

ABESO. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO - Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. - São Paulo, SP.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Política nacional de promoção da saúde./ Ministério da Saúde, Secretária de Atenção à Saúde – Brasília, 2006.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009. Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/imprensa/ppts/0000000108.pdf> Acesso em 31 maio 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNaPS : revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 32 p

NASCIMENTO, Amanda Moreira; MAGALHÃES, Marcília Concebida; PAES, Maione Silva Louzada. ENFERMEIRO E ESCOLA: UMA PARCERIA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA OBESIDADE INFANTIL. Revista Enfermagem Integrada, Ipatinga, v. 4, n. 1, p.742-754, ago. 2011. Disponível em: < https://www.unilestemg.br/enfermagemintegrada/artigo/v4/10-enfermeiro-e-escola-uma-parceria-na-prevencao-e-controle-da-obesidade-infantil.pdf>. Acesso em: 31 maio 2017.

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Estrategia mundial sobre régimen alimentario, actividad física y salud. Disponível em: < http://www.who.int/dietphysicalactivity/childhood_what/es/>. Acesso em: 31 maio 2017.

SALUM, Gabriel de Barros; MONTEIRO, Luciana Alves Silveira. Educação em saúde para adolescentes na escola: um relato de experiência. Rev Min Enferm, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p.252-257, jun. 2015. Disponível em: < http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/1019>. Acesso em: 31 maio 2017.

WRIGHT, Kynna et al. Impact of a nurse-directed, coordinated school health program to enhance physical activity behaviors and reduce body mass index among minority children. Int J Nurs Stud, Online, v. 20, n. 5, p.727-737, jun. 2013. Disponível em: < http://www.journalofnursingstudies.com/article/S0020-7489(12)00298-2/fulltext?cc=y=>. Acesso em: 31 maio 2017.

Publicado

2018-10-26