Desafíos de la accesibilidad en el campus universitario de la UFSC: ayudando a transformar la realidad

Autores/as

  • Luciana Neves da Silva Bampi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Milena Zuchetto Soares Universidade Federal de Santa Catarina
  • Karinati Rocha da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • André Felipe Britto de Mesquita Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristine Moraes Roos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Soraia Dornelles Schoeller Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e80554

Resumen

Objetivo: describir las experiencias de los estudiantes de enfermería al integrar el proyecto de extensión Desafíos de accesibilidad en el campus universitario de la UFSC: transformar la realidad y el proceso de formulación e implementación de esta actividad. Método: relato de experiencia basado en las experiencias vividas por académicos. Resultados: Los datos revelaron que el concepto de discapacidad para los académicos estaba inmerso en estigmas sociales y culturales alejados del concepto de diversidad humana, así como se hizo evidente que solo las medidas físicas de adaptación se consideraban accesibles, suprimiendo cualquier otra medida social o conductual. Conclusión: Teniendo en cuenta que la discapacidad es un fenómeno complejo que requiere de intervenciones colectivas para eliminar las barreras del medio ambiente y la sociedad, se cree que es fundamental estimular las discusiones al respecto.

Biografía del autor/a

Luciana Neves da Silva Bampi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Saúde e orientadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília. Está em exercício provisório no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Milena Zuchetto Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa, Ensino e Tecnologia em Saúde, Enfermagem e Reabilitação - (RE)HABILITAR. Especialista em Neurologia Clínica e Intensiva pelo Programa de Pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein (São Paulo). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é bolsista de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.

Karinati Rocha da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Extensão (PROEX) da UFSC. Membro do Laboratório de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia em enfermagem, saúde e reabilitação (Re)Habilitar da UFSC. Participa do projeto "Desafios da Acessibilidade no Campus Universitário da UFSC: transformando a realidade".

André Felipe Britto de Mesquita, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista de Extensão (PROEX) UFSC. Membro do Laboratório de ensino, pesquisa, extensão e tecnologia em enfermagem, saúde e reabilitação (Re)Habilitar da UFSC. Participa do projeto de extensão “Desafios da acessibilidade no campus universitário da UFSC: transformando a realidade” 

Cristine Moraes Roos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Tecnologia em Enfermagem, Saúde e Reabilitação -ReHabilitar da UFSC. 

Soraia Dornelles Schoeller, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Reabilitação. Doutorado em Filosofia da Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutoramento  na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão ReHabilitar da Universidade Federal de Santa Catarina.

Citas

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Publicado

2021-04-28