Entre el arte y el cuidado de la salud mental: talleres con mujeres que viven con esquizofrenia en el sur de Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e97836Palabras clave:
Salud Mental, Arte, Formación Sanitaria, Cuidado de la SaludResumen
El objetivo de este texto fue narrar experiencias de extensión universitaria desarrolladas por estudiantes y profesores de las carreras de Fisioterapia y Medicina de la Universidad Federal de Santa Catarina con mujeres que viven con trastornos psiquiátricos. Se realizaron 32 talleres de cuidado del arte en el ámbito del proyecto Nise da Silveira, incluyendo dispositivos como pintura, narración, música, escritura, fotografía, danza y collage. Participaron 30 mujeres que vivían en un Albergue en el municipio de Araranguá, Santa Catarina. Las experiencias narradas tienen el poder de transformar la forma en que los estudiantes de salud entienden y ofrecen atención a las personas con trastornos psiquiátricos. Además, contribuyen a calificar la formación y desempeño de profesionales involucrados con la realidad social, con el Sistema Único de Salud y con la vida, cuya ética se basa en el vínculo, en la producción de nuevas subjetividades y en prácticas basadas en el afecto.
Citas
AMARANTE, Paulo; NUNES, Mônica de Oliveira. A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 23, n. 6, p. 2067-2074, jun. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018236.07082018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 10.216, Lei da Reforma Psiquiátrica de 06 de abril de 2001. Diário Oficial da União.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial. Brasília, 2004.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Tradução de Renato Aguiar.
EMERICH, Bruno Ferrari.; ONOCKO-CAMPOS, Rosana. Formação para o trabalho em Saúde Mental: reflexões a partir das concepções de Sujeito, Coletivo e Instituição. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e170521, 2019.
FAVARETTO, Celso F. Deslocamentos: entre a arte e a vida. Ars (São Paulo), [S.L.], v. 9, n. 18, p. 94-109, 2011. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-53202011000200007.
GUERREIRO, Caroline; MEINE, Isadora Ribeiro; VESTENA, Liliane Tomazi; SILVEIRA, Luciana de Andrade; SILVA, Manoella Preuss da; GUAZINA, Félix Miguel Nascimento. A arte no contexto de promoção à saúde mental no Brasil. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 4, 18 mar. 2022. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.22106.
GOMES, Lidiane Bernardo; LEITE-JUNIOR, Francisco Francinete. NISE DA SILVEIRA: arte, ciência e saúde mental. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, [S.L.], v. 10, n. 3, p. 1512-1520, 30 dez. 2022. Revista Interfaces: Saude, Humanas e Technologia. http://dx.doi.org/10.16891/2317-434x.v10.e3.a2022.pp1512-1520.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.
LIMA, Elizabeth Maria Freire de Araújo; PELBART, Peter Pál. Arte, clínica e loucura: um território em mutação. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 709-735, set. 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702007000300003.
MERHY, Emerson. Ensinar aonde a vida se produz: experimentações. In: Dias, M. T. G. et al. (org.). Quando o ensino da saúde percorre territórios: dez anos da Coordenadoria de Saúde. 1. ed. Porto Alegre: Editora Rede Unida, 2020. Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/project/quando-o-ensino-da-saude-percorre-territorios-dez-anos- a-coordenadoria-de-saude/.
SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; NETO, Sebastião Benício da Costa; OLIVEIRA, Ênio Chaves de Oliveira. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, v. 46, n. 2, p. e98702, 2021.
SILVA, Thainan Alves; SILVA, Ananda Sodré; MARTINS FILHO, Ismar Eduardo; NERY, Adriana Alves; VILELA, Alba Benemérita Alves. (Re)Visitando a reforma psiquiátrica brasileira: perspectivas num cenário de retrocessos. Avances En Enfermería, [S.L.], v. 38, n. 3, p. 380-386, 1 set. 2020. Universidad Nacional de Colombia. http://dx.doi.org/10.15446/av.enferm.v38n3.82440.
VALE, Cibele Silva do; RIBEIRO, Anne Karoliny Carvalho Mendonça; SILVA, Natana Souza da; LAGO, Rozilaine Redi; LAGO, Samara Devai. Arteterapia como estratégia de cuidado em saúde mental no âmbito da atenção primária. Jmphc | Journal Of Management & Primary Health Care | Issn 2179-6750, [S.L.], v. 13, p. 01-02, 6 out. 2021. Lepidus Tecnologia. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v13.1162.
ZANELATTO, João Henrique; JUNG, Gilvani Mazzucco; OZÓRIO, Rafael Miranda. Índios e brancos no processo colonizador do sul catarinense na obra "histórias do grande Araranguá", de João Leonir Dall'Alba. Revista de História Comparada, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 174-202, 2015. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/2355/1983.
ZANELLA, Andréa Vieira; ROS, Sílvia Zanatta da; REIS, Alice Casanova dos; FRANÇA, Kelly Bedin. Concepções de criatividade: movimentos em um contexto de escolarização formal. Psicologia em Estudo, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 143-150, jun. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-73722003000100017.
ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processos de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018, 301 p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.