Participação dos homens em atividades de rastreamento do câncer bucal: um relato de experiência

Autores

  • José Nunes Carneiro Neto Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Michelle Miranda Lopes Falcão Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Valéria Souza Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2015v12n19p25

Resumo

 

O câncer bucal é um problema de saúde pública. O rastreamento pode revelar-se medida importante de controle da doença, visto que a maioria dos casos é detectada em fase avançada. A morbidade é maior em homens acima de 40 anos, baixa renda, etilistas e tabagistas. Objetivo Relatar a experiência da participação masculina nas atividades extensionistas relacionadas ao rastreamento do câncer bucal desenvolvidas através do Programa de Prevenção e Controle do Câncer de Boca no Município de Feira de Santana, Bahia. Método Durante um ano realizou-se 11 atividades de rastreamento de lesões bucais voltadas ao público masculino em Feira de Santana. Resultados Participaram das atividades 593 pessoas, sendo 204 (34,4%) homens. Encaminhou-se para atendimento ambulatorial ou tratamento em centros de maior complexidade 8,7% (51) dos participantes. Considerações finais A baixa participação masculina nessas atividades reforça a necessidade de continuar com ações educativas para reduzir a prevalência da doença nessa população. 

Biografia do Autor

José Nunes Carneiro Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Cirurgião-Dentista pela Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) - UEFS, com aperfeiçoamento em Cirurgia Bucomaxilofacial pelo Instituto de Formação e Aperfeiçoamento Profissional - IFAP, Núcleo FUNORTE de Feira de Santana (BA), desenvolveu atividades durante a graduação como aluno voluntário do Programa Laboratório de Comunidade (PROLAC) e Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Família - PET-Saúde da Família e do Núcleo de Câncer Oral - NUCAO, além de monitorias na Disciplina de Odontologia Preventiva e Social IV e no Curso de extensão em Estomatologia, junto ao Núcleo de Câncer Oral da UEFS. Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas, na Área de Diagnóstico e Cirurgia pela Faculdade de Odontologia de Araraquara - FOAr/UNESP, orientado pelo Prof. Dr. Cleverton Roberto de Andrade.

Michelle Miranda Lopes Falcão, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer bucal, saúde bucal, promoção de saúde e prevenção oral.

Valéria Souza Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Odontologia (1989), especialização em Saúde Pública (1993), mestrado em Saúde Coletiva (1999) e Doutorado em Patologia Oral (2011). Professora Adjunta do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde coordena desde 1996 o Núcleo de Câncer Oral (NUCAO) e o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. Professora do Quadro Permanente e Vice-coordenadora do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva da UEFS. Tutora do Pró-Saúde e PET-Saúde na Rede SUS de Feira de Santana - BA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Odontologia em Saúde Coletiva e Patologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção de saúde, câncer bucal e lesões potencialmente malignas.

Downloads

Publicado

2015-11-18