Caracterização geo-ambiental e de ocupação das praias da costa do dendê, litoral sul do estado da Bahia

Autores

  • Iracema Reimão Silva
  • Sylvio Bandeira de Mello e Silva

Resumo

A Costa do Dendê apresenta grande riqueza ecológica, cultural e histórica. Seus diversos ecossistemas – praias, baías, cachoeiras, manguezais, restingas, estuários, dentre outros – possibilitam diversas atividades de turismo e de lazer. Este artigo tem como objetivo fornecer uma caracterização geo-ambiental e de ocupação das praias da Costa do Dendê, com base nas suas características geomorfológicas e morfodinâmicas, na existência de barracas e construções à beira-mar, na ocorrência de processos erosivos e nos impactos da atividade turística na região. As diferentes características morfológicas, ambientais e de ocupação urbana observadas nas suas praias indicam a necessidade de um manejo particular para cada trecho costeiro, que permita o seu desenvolvimento com atividades compatíveis com as suas características.

Biografia do Autor

Iracema Reimão Silva

Graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica do Salvador.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sylvio Bandeira de Mello e Silva

doutorado em Geografia - Université de Toulouse (1969). É Especialista em Desenvolvimento Econômico (CEPAL / ILPES-UFBA, 1971). Professor Titular por concurso do Depto. de Geografia da Universidade Federal da Bahia (1975). Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos