Caracterização geo-ambiental e de ocupação das praias da costa do dendê, litoral sul do estado da Bahia

Autores/as

  • Iracema Reimão Silva
  • Sylvio Bandeira de Mello e Silva

Resumen

A Costa do Dendê apresenta grande riqueza ecológica, cultural e histórica. Seus diversos ecossistemas – praias, baías, cachoeiras, manguezais, restingas, estuários, dentre outros – possibilitam diversas atividades de turismo e de lazer. Este artigo tem como objetivo fornecer uma caracterização geo-ambiental e de ocupação das praias da Costa do Dendê, com base nas suas características geomorfológicas e morfodinâmicas, na existência de barracas e construções à beira-mar, na ocorrência de processos erosivos e nos impactos da atividade turística na região. As diferentes características morfológicas, ambientais e de ocupação urbana observadas nas suas praias indicam a necessidade de um manejo particular para cada trecho costeiro, que permita o seu desenvolvimento com atividades compatíveis com as suas características.

Biografía del autor/a

Iracema Reimão Silva

Graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica do Salvador.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Sylvio Bandeira de Mello e Silva

doutorado em Geografia - Université de Toulouse (1969). É Especialista em Desenvolvimento Econômico (CEPAL / ILPES-UFBA, 1971). Professor Titular por concurso do Depto. de Geografia da Universidade Federal da Bahia (1975). Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2007-01-01

Número

Sección

Artigos