Elaboração da imagem turística do Ceará: entre publicidade turística e propaganda política

Autores

  • Raimundo Freitas Aragão
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas

Resumo

Versando sobre emprego da imagem turística cearense como promotora da propaganda política estadual, o presente artigo visa a evidenciar a consolidação do aparato político-ideológico governamental reinante. A análise se baseia, fundamentalmente, nas peças promocionais institucionais produzidas pela Secretaria de Turismo do Ceará. Constata-se, por conseguinte, destaque dado pelas imagens turísticas, além das belezas naturais, às realizações (obras públicas, infra-estrutura etc.), êxitos, triunfalismos e conquistas dos governantes locais, notadamente o designado “Governo das Mudanças”.

Biografia do Autor

Raimundo Freitas Aragão

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade Federal do Ceará. É licenciado em Filosofia e bacharel em Geografia com especialização em Educação Ambiental ligada à área geográfica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como guia de turismo nacional e professor de Ingês e Francês.

Eustógio Wanderley Correia Dantas

Doutor em Geographie et Amenagement - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995), Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará, exercendo trabalhos de orientação no Doutorado e Mestrado em Geografia, no qual trabalhou como coordenador de 2004 a 2008, e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Foi Professor Visitante na Université de Paris IV - Sorbonne em 2008. É editor da Coleção Estudos Geográicos da UFC e da revista MERCATOR e participa do Conselho Científico de diversos periódicos na área da geografia: GEOUSP, Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, etc. Atua na área de estudos multidisciplinares e Geografia, com ênfase na temática urbana, especificamente nos seguintes temas: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

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Publicado

2006-01-01

Edição

Seção

Artigos