The creation of the touristic image of Ceará: tourism publicity or political advertisement?

Authors

  • Raimundo Freitas Aragão
  • Eustógio Wanderley Correia Dantas

Abstract

Analyzing the use of Ceara´s tourist image as a promoter of state political propaganda, this article seeks to reveal the consolidation of the reigning political-ideological apparatus. The analysis is based on the promotional material produced by the Ceará Secretary of Tourism. It was found that in addition to images of natural beauty, emphasis is given in the tourist propaganda to the realizations (public works, infrastructure, etc), the success, and triumphs of local governments, notably the Government of Changes program.

Author Biographies

Raimundo Freitas Aragão

Doutorando em Geografia Humana pela Universidade Federal do Ceará. É licenciado em Filosofia e bacharel em Geografia com especialização em Educação Ambiental ligada à área geográfica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como guia de turismo nacional e professor de Ingês e Francês.

Eustógio Wanderley Correia Dantas

Doutor em Geographie et Amenagement - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (2000), mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1995), Especialista em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Professor Associado I da Universidade Federal do Ceará, exercendo trabalhos de orientação no Doutorado e Mestrado em Geografia, no qual trabalhou como coordenador de 2004 a 2008, e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Foi Professor Visitante na Université de Paris IV - Sorbonne em 2008. É editor da Coleção Estudos Geográicos da UFC e da revista MERCATOR e participa do Conselho Científico de diversos periódicos na área da geografia: GEOUSP, Revista Franco-brasileira CONFINS, Revista Eletrônica Caminhos da Geografia, etc. Atua na área de estudos multidisciplinares e Geografia, com ênfase na temática urbana, especificamente nos seguintes temas: comércio, emprego informal, maritimidade e urbanização litorânea.

Published

2006-01-01

Issue

Section

Artigos