Shopping Centers em São Paulo: imaginário de transformações urbanas

Autores

  • Wilson Ribeiro dos Santos Junior PUC - Campinas - SP

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a implantação dos Shopping Centers em São Paulo nas últimas décadas do século XX. Estes empreendimentos, pontas de lança de uma modernização multifacetada tanto do ponto de vista comercial e imobiliário quanto de hábitos e costumes sociais, constituíram-se em engrenagens complexas e significativas da metrópole paulistana, facilmente reconhecidas por suas características arquitetônicas e urbanísticas.
Os Shoppings Centers instauraram-se em São Paulo como vitrines de novos comportamentos de consumo e de lazer, consolidando-se como uma das principais imagens de transformação dos tempos e do viver na cidade. Dadas as dimensões que apresentam tornaram-se instrumentos ativos de intervenção econômica e de articulação espacial em várias regiões da cidade.
Do ponto de vista teórico estas indagações se voltam para a busca de compreensão do papel desempenhado no processo de produção do espaço urbano por estes elementos denotativos da contemporaneidade da metrópole paulistana, enquanto fator e produto da fragmentação do tecido urbano e surgimento de novas centralidades Do ponto de vista simbólico atualizam a discussão sobre a necessária requalificação das dimensões pública e privada no espaço urbano, espelhando a crise do espaço público tradicional e introduzindo na esfera das representações ideológicas, alterações profundas nos hábitos e padrões da sociabilidade urbana.

Biografia do Autor

Wilson Ribeiro dos Santos Junior, PUC - Campinas - SP

Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1977), o mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991) e o doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). <p>Mais informações: <a href= "http://lattes.cnpq.br/2818200603054621" target="_blank">Currículo Lattes - CNPq.</a>

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos