Influência climática na incidência do ácaro da leprose (brevipalpus phoenicis) na citricultura dos municípios de Limeira e Bebedouro (SP)

Autores

  • Adriana Rosa Bieras IGCE – UNESP
  • Maria Juraci Zani dos Santos IGCE – UNESP

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo estudar o comportamento das variáveis climáticas temperatura, precipitação e umidade relativa e sua influência na incidência do ácaro da leprose Brevipalpus phoenicis, na cultura de citros nos municípios paulistas de Limeira e Bebedouro, considerando os anos de 1982 a 1999, a fim de verificar em qual destes municípios as características climáticas são mais favoráveis à esta incidência. Para tanto, comparou-se o comportamento desses parâmetros meteorológicos com as exigências climáticas da praga em questão, concluindo-se que o município de Bebedouro, do ponto de vista climático, é mais favorável à tal incidência do que o município de Limeira.

Biografia do Autor

Adriana Rosa Bieras, IGCE – UNESP

Possui graduação em Geografia(Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro (1998), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Geografia- Área de Concentração em Organização do Espaço, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Bioclimatologia.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos