O local, o nacional e o global na geografia e as práticas escolares

Autores

  • Maria Encarnação Beltrão Sposito Unesp Presidente Prudente

Resumo

No mundo atual, os educadores e, dentre eles, os que
ensinam Geografia enfrentam o desafio de oferecer elementos para a compreensão e transformação de uma realidade que se transforma aceleradamente.
Considerar a articulação complexa entre as escalas, a partir dos quais se estrutura o sistema-mundo, é o primeiro passo na direção de se apreender o escopo e a natureza das mudanças em curso, considerando-se a gênese do processo de internacionalização da economia, que sustenta o desenvolvimento capitalista. As possibilidades e limites de construção de uma sociedade mais justa e humana passam, por um lado, pelo desvendamento das
formas como se relacionam o espaço e o tempo, na atualidade, e, por outro, pelo reconhecimento claro dos impasses e conflitos que marcam nossa sociedade.

Biografia do Autor

Maria Encarnação Beltrão Sposito, Unesp Presidente Prudente

Graduação em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Campus de Presidente Prudente. Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), Campus de Rio Claro e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é docente dos cursos de graduação em Geografia e Arquitetura & Urbanismo.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos