Particularidades do mercado interno de bovinos no Brasil: estudo de caso sobre o problema da barganha nas feiras de animais do interior de Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p239

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise sobre os efeitos da barganha em mercados agropecuários, mais especificamente o mercado bovino, a partir de um método de análise teórico e empírico. Utilizando-se de dados primários e secundário, e das teorias dos jogos cooperativos, por meio da solução de Nash e o teorema de Rubinstein, para assim evidenciar a desigualdade, que pode ocorrer nas negociações em feiras agropecuárias. Os resultados mostram uma desigualdade entre os possíveis preços entre comprador e vendedor, como também o trabalho diagnosticou, por meio das teorias, que para adequação do preço correspondente com uma situação de igualde no poder de barganha seria necessário uma virtual flexibilização do ponto de desacordo do comprador, portanto em comparação com o modelo da solução de Nash haveria uma diferença no poder de barganha desfavorável ao vendedor. Os resultados mostram também uma diferença na paciência do vendedor logo confirmando também a existência de desvantagem para o vendedor durante as comercializações pelo modelo de Rubinstein.

Biografia do Autor

José Adeilton da Silva Filho, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas - FEAC/UFAL

Mestre em Economia Aplicada -  FEAC/UFAL

André Maia Gomes Lages, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas - FEAC/UFAL

Doutor em Economia pelo IE/UFRJ. Professor de Economia – FEAC/UFAL

Maria da Graça Derengowski Fonseca, Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IE/UFRJ

Doutora em Economia pela UNICAMP. Professora de Economia – IE/UFRJ

Referências

BIERMAN, H. Scott; FERNANDEZ, Luiz. Teoria dos Jogos. 2ª edição. 2013.

DIAS, Marco Antônio Guimarães. Opções reais híbridas com aplicações em petróleo. Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Engenharia Industrial, 2005. Disponívelem:<http://marcoagd.usuarios.rdc.puc-rio.br/pdf/tese_doutor_marco_dias. pdf>. Acesso em 04 nov. 2014.

MAIA, Doralice. S.A Feira De Gado Na Cidade: Encontros, Conversas E Negócios. Revista Formação, João Pessoa, vol. 1, n. 14, p. 12-30, 2007.

DOS SANTOS, Heriana Robaina; DE OLIVEIRA VIEIRA, Fernando. O papel da Avaliação de Desempenho na Administração Pública: o caso da secretaria municipal de planejamento e gestão de uma prefeitura fluminense, 2009.

LIRA, Fernando José. Formação da Riqueza e da Pobreza de Alagoas. Maceió: Edufal, 2007.

NASH JR, John F. The bargaining problem. Econometrica, v. 18, n. 2, p. 155-162, 1950.

RUBINSTEIN, Ariel. Perfect equilibrium in a bargaining model. Econometrica: Journal of the Econometric Society, p. 97-109, 1982.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigos