Territorialização no extremo sul da Bahia e conflitos socioambientais: disputando modelos de educação e desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p739

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o contexto do extremo sul da Bahia e compreender como são gerados os conflitos socioambientais relacionados aos embates entre antagônicos projetos de desenvolvimento do campo, no processo de territorialização camponesa e seu enfrentamento contra as indústrias de papel e celulose. Com base na revisão de literatura e nas entrevistas realizadas com sujeitos deste território, pudemos caracterizar confrontos entre antagônicos modos de fazer agricultura e o tipo de educação sustentado por eles, bem como seus impactos na formação de sociedades sustentáveis.

Biografia do Autor

Caroline Lins Ribeiro Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Pos graduação em Ciências Ambientais - área Sociedade Ambiente. Linha de pesquisa: Educação Ambiental

Kelci Anne Pereira, Universidade Federal do Piauí

Departamento de Licenciatura de Educação do Campo - LEDOC. área Educação do Campo.

Amadeu José Montagnini Logarezzi, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Engenharia de Materiais. Área de ciências ambientais - educação ambiental

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2019-05-07

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Artigos