Reaproveitamento da areia de formigueiro em fertilizante na horta escolar como contribuição ao ensino de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p686

Resumo

Essa pesquisa tem como principal objetivo analisar a contribuição da experiência do reaproveitamento da areia de formigueiro em fertilizante na horta da escola pública, como contribuição ao ensino de geografia dos alunos do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira – Conhecimento da ecologia para o exercício da cidadania - apresenta uma retrospectiva da educação ambiental na política global e escolar. Na segunda parte - A experiência do reaproveitamento da areia de formigueiro em fertilizante natural na horta escolar – registra a experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública do município de Fortaleza. Por último, apresenta as considerações finais, discutindo a necessidade de uma tomada de consciência em relação à geografia em conjunto com a educação ambiental para fortalecer as ações humanas.

Biografia do Autor

Cristiane e Castro Feitosa Melo, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharelado (1990) e Licenciatura (1993). Especialização em Metodologia em Ensino Fundamental e Médio em História e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com pesquisa na Educação Ambiental - Título da Monografia: A Reciclagem do Lixo Urbano como Contribuição à Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), na Área de Concentração: Geologia Ambiental - Título da Dissertação: Impactos Ambientais Causados pelas Queimadas nos Solos do Distrito Miranda, Município de Parambu – Ceará. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2015), na Área de Concentração: Análise Geoambiental e Ordenação do Território nas Regiões Semiáridas e Litorâneas - Título da Tese: Práticas Produtivas e de Conservação Ambiental no Reordenamento Territorial do Alto Jaguaribe - Ceará; no qual foi premiado com o Primeiro Lugar no II Concurso de Teses e Dissertações da UECE, modalidade Tese, na área de Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia). Atua nas áreas de Educação Ambiental, Impactos Ambientais, História, Arte/Literatura e Geografia.

Referências

ARAÚJO FILHO, J. A.; CRISPIM, S. M. A. Pastoreio combinado de bovinos, caprinos e ovinos em áreas de Caatinga no Nordeste do Brasil. In: CONFERÊNCIA VIRTUAL GLOBAL SOBRE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE BOVINOS DE CORTE. UNIVERSITY OF CONTESTADO. Concórdia, 2002. Anais. Concórdia, Embrapa pantanal, 2002, p. 1-7.

BRASIL, Câmara dos Deputados. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. EMENTA: Regulamenta a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2002/decreto-4281-25-junho-2002-459149-norma-pe.html. Acessado em janeiro de 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Geografia. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. 2. ed. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1988.

BRASIL, Senado Federal. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano – UNCED 92. Agenda 21. Brasília: Senado Federal, 1994.

FÓRUM GLOBAL 92. Tratado de educação ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade local. Aprovado no Fórum Internacional das Organizações Não- Governamentais e Movimentos Sociais no âmbito do Fórum Global Eco-92. Rio de Janeiro: Fórum das ONGs, 1992.

FREITAS, R.C. et. al. Flora da Caatinga. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha; Associação Caatinga, 2004.

MAIA. G. N. Caatinga: árvores e arbustos e suas utilidades. São Paulo: D&Z Editora, 2004.

MELO, C. C. F. A Reciclagem do Lixo Urbano como Contribuição à Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Monografia (Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Educação – UECE, Fortaleza, 1999.

MELO, C. C. F. A Reciclagem do Lixo Urbano como Contribuição ao Ensino de Geografia. Universidade Federal do Ceará: Revista Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 37-46, jan./jun. 2012.

MELO, C. C. F. Reflorestamento como Indicador Ambiental: a Sustentabilidade no Riacho São Gonçalo Inserido na Bacia do Alto Jaguaribe. Universidade Estadual do Ceará: Revista GeoUECE, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 7-17, jan/jun. 2013.

MELO, C. C. F. Práticas Produtivas e de Conservação Ambiental no Reordenamento Territorial do Alto Jaguaribe - Ceará. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia – UECE, Fortaleza, 2015.

MELO, C. C. F. A Agroecologia e o Reflorestamento como Contribuição à Educação Ambiental: o caso do Sítio São Gonçalo - 2000 A 2014. ACTA Geográfica, Boa Vista, v.9, n.19, p.126-145. jan./abr. de 2015. ISSN 1980-5772 e ISSN 2177-4307. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/issue/view/151/showToc. Acesso em 18 jan. 2020.

MELO, C. C. F. A experiência do inseticida natural na horta escolar como contribuição ao ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1 - 14, jan/abr. 2019. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/661. Acesso em: 18 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.26895/geosaberes.v10i20.661.

MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil e Legislação Constitucional. Interpretada, São Paulo, n. 4, p. 34 - 66, 2004.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Laboratório de Solos e Água do Departamento de Ciências do Solo. Classificação dos Solos. Fortaleza: UFC, 1993.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/SEARA DA CIÊNCIA. VI Feira Municipal de Ciências e Cultura. Reaproveitamento da Areia do Formigueiro em Fertilizante para o Solo. SEARA da Ciência: Feiras de Ciências, Fortaleza, out. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/FACULDADE DE EDUCAÇÃO. VII Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. Universidade Federal do Ceará: Livro de Resumos, Fortaleza, p. 41, dez. 2016. Disponível em: https://ufcculturadepaz.webnode.com.br/. Acessado em janeiro de 2020.

VIOLA, Eduardo J. & LEIS, Héctor R. Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cidadania: desafios para as Ciências Socais. São Paulo: Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Edição

Seção

Artigos