A Hidrovia Tietê-Paraná e o Porto Intermodal de Pederneiras-SP: transporte de cargas e participação do capital privado

Autores

  • Nelson Fernandes Felipe Junior UNESP
  • Márcio Rogério Silveira UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2009v24n47p29

Resumo

 

A mundialização do capital e a expansão dos meios de produção conduzem a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de reordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes da Hidrovia Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios.

Biografia do Autor

Nelson Fernandes Felipe Junior, UNESP

Possui graduação em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), campus de Presidente Prudente, e mestrado pela mesma instituição (2008). Tem experiência na área de Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte hidroviário e intermodal, infra-estruturas, circulação, redes, fluxos e logística.

Márcio Rogério Silveira, UNESP

Graduação em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é credenciado na pós-graduação [p. prudente] da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos