Estratégias de sobrevivência na Amazônia Paraense: o caso dos moradores do baixo Rio Meruú (Igarapé-Miri/Pará/Brasil)

Autores

  • Christian Nunes Silva Universidade Federal do Pará
  • Rosemildo Santos Lima Escola Tenente Rêgo Barros
  • João Palheta da Silva Universidade Federal do Pará
  • Ricardo Ângelo Pereira de Lima PPGEO/UFPA
  • Thiago Maciel Vilhena Universidade Federal do Pará
  • Pedro Gabriel Barata Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p151

Resumo

 

Este trabalho objetiva fazer uma análise sobre o modo de vida dos moradores do Baixo Rio Meruú. Inicialmente, foram realizadas leituras e discussões de textos de apoio para embasar teoricamente  as  pesquisas  de  campo.  Somadas à  pesquisa  bibliográfica,  as  discussões emgrupo e a pesquisa de campo foram de suma importância para a construção do conhecimentosobre a temática estudada, procurando aprimorar nossos estudos a respeito do modo de vidadas  populações  com  saberes  tradicionais  na  Amazônia  paraense.  Desta  forma,  o reconhecimento e o mapeamento dos usos dos recursos naturais, por essas populações, foram de  grande  importância  para  a  compreensão  do  que  estamos  chamando  de  estratégias  de sobrevivência. Na incursão a campo foi posto como primeiro passo de análise os aspectos gerais da produção e comercialização do açaí, principal produto cultivado e comercializado na área de estudo e elo de identidade que liga a coletividade local ao território. Foram ainda coletados  pontos  geográficos  utilizando  equipamento  de  posicionamento  global  (GPS), posteriormente foram produzidos diversos mapas, com informações atribuídas pelos próprios moradores, gerando um mapeamento participativo que foi disponibilizado para os moradores,para a incorporação de sua cartografia e do reconhecimento de seus territórios.

Biografia do Autor

Christian Nunes Silva, Universidade Federal do Pará

Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/CNPq), membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP)

Rosemildo Santos Lima, Escola Tenente Rêgo Barros

Mestre  em Geografia.  Colaborador  do  GAPTA/CNPq. Educador  da  Escola  Tenente  Rêgo Barros.

João Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará

Professor Associado II da Universidade Federal do Pará (UFPA), Líder do GAPTA/CNPq, membro do IHGP e Pesquisador em Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ricardo Ângelo Pereira de Lima, PPGEO/UFPA

Doutor em Geografia Humana, Pós-Doutorando em Geografia no PPGEO/UFPA, Professor Associado II da Universidade Federal do Amapá

Thiago Maciel Vilhena, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Geografia da UFPA. Bolsista PIBIC/CNPq. Assistente de pesquisa do GAPTA/CNPq.

Pedro Gabriel Barata Monteiro, Universidade Federal do Pará

Graduando do curso de Geografia da UFPA. Assistente de pesquisa do GAPTA/CNPq. Bolsista PIBIC/UFPA.

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos