Tecendo contribuições acerca dos shopping centers no território metropolitano de Fortaleza-Ceará

Autores

  • Tiago Estevam Gonçalves Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2017v32n65p102

Resumo

A temática dos shopping centers se insere no bojo das transformações ocorridas no âmbito do comércio, associada à dinâmica imobiliária e financeira. O artigo ora proposto tem como objetivo analisar os shopping centers no atual estágio de metropolização de Fortaleza. Parte-se da concepção de que as relações entre metrópole, shopping center, produção espacial e consumo são bastante estreitas, estando atreladas às novas dinâmicas de internacionalização da economia mundial. O artigo tem como instrumental reflexivo as categorias, as dinâmicas e os processos espaciais ligados ao imobiliário-terciário.

Biografia do Autor

Tiago Estevam Gonçalves, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará-UFC com período de estágio de doutoramento no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos