Distribuição espacial e temporal das chuvas no estado de Santa Catarina

Autores

  • Rafael Gotado Prefeitura de Piratuba/Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Gustavo Antonio Piazza Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Edson Torres Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Driceu Luis Severo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Centro de Operação do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Itajaí (CEOPS) da FURB
  • Vander Kaufman Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n67p253

Resumo

A análise das tendências de precipitação é uma forma de compreender os impactos das mudanças do clima. Este trabalho analisa a variação espaço-temporal da precipitação no estado de Santa Catarina sob três perspectivas: dados médios; tendências sazonais; e projeção temática. Foram utilizados dados mensais de pluviometria obtidos da rede de estações hidrometeorológicas da Agência Nacional de Águas (ANA). As estações foram consistidas pelo método da Razão Normal. A avaliação dos dados consistiu na análise dos valores absolutos (médio, mínimos e máximos), análise de tendência, agrupamentos pelo Método de Ward e a distribuição espacial em SIG. O Oeste e Extremo Oeste são responsáveis pelos maiores índices pluviométricos do estado, sendo o verão a estação mais chuvosa. Tendências positivas foram verificadas em sete das oito mesorregiões administrativas do Estado.

Biografia do Autor

Rafael Gotado, Prefeitura de Piratuba/Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Engenheiro Agrônomo (Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC) e MSc em Engenharia Ambiental (FURB).

Gustavo Antonio Piazza, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Engenheiro Ambietal (FURB) e MSc. em Engenharia Ambiental.

Edson Torres, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Engenheiro Químico (FURB) e MSc. Engenharia Ambiental (FURB).

Driceu Luis Severo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Centro de Operação do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Itajaí (CEOPS) da FURB

Meteorologia (Universidade Federal de Pelotas - UFPEL), MSc. em Meteorologia (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE), Dr. em Meteorologia (INPE).

Vander Kaufman, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Química e Física (Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL), MSc. em Engenharia Ambiental (FURB), Dr. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Instituto de Pesquisas Hidráulicas IPH/UFRGS)

Downloads

Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos