Evolução socioespacial do município de Itapoá- SC

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do estado de santa catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2019v34n70p220

Resumo

O presente artigo teve por objetivo contextualizar, caracterizar, descrever e compreender, o processo de transformação socioespacial, recente, do município de Itapoá. Realizou-se uma revisão literária do processo histórico da região e em seguida do município; ao finalizar a leitura, partiu-se para um trabalho de campo estruturado com perguntas priorizando informações da comunidade pretérita, para um público de 30 moradores mais antigos que contribuíram com esta história. Posteriormente, estes registros orais serviram notadamente para identificar o inicio do povoamento, ao mesmo sendo representadas em temáticas que hoje o meio técnico informacional auxilia para melhor entender como iniciou o processo de povoamento do território de Itapoá, as mudanças ao longo do tempo e como está configurada no espaço; e identificar os impactos causados com vinda do grande empreendimento portuário, e quais as transformações ocorridas no município, e como o espaço vem se organizando.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrado pelo departamento de Geografia - PPGG/UFSC, area; utilização e conservação de recursos naturais. 

Doutorando pelo Departamento do curso de Educação, ciências humanas. 

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do estado de santa catarina - UDESC

Licenciada em Geografia; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC.

Referências

ÂNGULO, R. J. & Souza, M. C. Mapa Geológico da Planície Costeira entre o Rio Saí-Guaçu e a Baía de São Francisco, Litoral Norte do Estado de Santa Catarina. Boletim Paranaense de Geociências, n. 55, p. 09-23, 2004.

COTIA, Pedro. Pedro Cotia: depoimento [jul. 2010]. Entrevistador: Luiz Martins Junior. Itapoá: Entrevista concedida ao Projeto ATLAS Histórico da Região da Baía da Babitonga da UNIVILLE-SC.

ITAPOÁ, Histórico do município de Itapoá, 1999.

MARTINS, Samuel. Samuel Martins: depoimento [jul. 2010]. Entrevistador: Luiz Martins Junior. Itapoá: Entrevista concedida ao Projeto ATLAS Histórico da Região da Baía da Babitonga da UNIVILLE-SC.

MOREIRA, Ruy, Pensar e ser em geografia, São Paulo, editora: contexto, 2007.

PAESE, Vitorino Luiz, Itapoá Garuva: Memórias Históricas de Itapoá e Garuva; 1º edição Curitiba – PR, 2012.

QUANDT, Olavo Raul, Cabeza de Vaca e o Peabíru; Joinville: Ed. letradágua, 2007.

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

SANTOS, Inácio Porfírio dos. Inácio Porfírio dos Santos: depoimento [jul. 2010]. Entrevistador: Luiz Martins Junior. Itapoá: Entrevista concedida ao Projeto ATLAS Histórico da Região da Baía da Babitonga da UNIVILLE-SC.

SANTOS, Milton, Da Totalidade ao Lugar; São Paulo, editora: universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Eliza dos Santos. Eliza dos Santos Silva: depoimento [jul. 2010]. Entrevistador: Luiz Martins Junior. Itapoá: Entrevista concedida ao Projeto ATLAS Histórico da Região da Baía da Babitonga da UNIVILLE-SC.

Downloads

Publicado

2019-03-25

Edição

Seção

Artigos