A empresa de consultoria KPMG e os usos do território brasileiro

Autores

  • Suelí Almeida dos Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Maria Bernardes da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2016v31n62p173

Resumo

 

O presente artigo busca contribuir para o entendimento do estatuto da informação no período histórico atual. Para tanto, vimos analisando as empresas globais de consultoria em gestão. No território brasileiro, é a partir dos anos 70 que organizações produtivas estabelecem uma demanda por informações estratégicas elaboradas e difundidas por essas empresas. Buscamos investigar as ações e a conformação da rede de escritórios da consultoria KPMG, uma empresa global que atua no Brasil desde a primeira metade do século XX, prestando serviços de auditoria e, atualmente, fornecendo serviços de consultoria, auditoria e tributos. Verificamos, também, que há uma seletividade estratégica estabelecida por essas grandes empresas nos usos do território. Por fim, analisamos a metrópole de São Paulo como o centro informacional do país no atual período e que acolhe o principal escritório da firma-membro KPMG no Brasil.

Biografia do Autor

Suelí Almeida dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e doutoranda em geografia na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Adriana Maria Bernardes da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

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Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Artigos