Abordagem geográfica sobre educação e TIC no contexto regional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e73079Palavras-chave:
Região, Tecnologias, Ensino, QualidadeResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs- se desenvolvem e criam possibilidades para novas pesquisas, que viabilizam sua formulação na perspectiva da educação. Por isso, este trabalho se dedica a discutir, à luz da Geografia, a problemática das TICs na educação, a partir do contexto regional, com ênfase no Norte e Nordeste brasileiro. A metodologia se desenvolveu por meio da análise bibliográfica e de dados institucionais da educação disponibilizados pelo MEC, INEP e IDH. Ademais, usa de uma análise espacial partindo das informações da educação rural e urbana. Assim, pudemos perceber que a educação para as TICs no Norte e Nordeste apresenta especificidades quanto às desigualdades regionais, assinaladas pelo contexto histórico e pela configuração socioespacial do Brasil.
Referências
BONILLA, M. H. S. HALMANN, A. L. As tecnologias digitais e a formação de professores do campo na UFBA. Goiás: Revista da UFG, 2011.
BIAZZO, P. P. Campo e rural, cidade e urbano: distinções necessárias para uma perspectiva crítica em geografia agrária. In. 4º Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa – ENGRUP. Anais... São Paulo, p. 132-150, 2008.
CASTELLS, M. 1942. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, 2003.
CLAVAL, P. História da geografia. Tradução José Braga Costa. Edições 70. LDA. Lisboa; Portugal. 2006.
ELIAS, D. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v.13, n. 2, p. 153-167, 2011.
ESPÍRITO SANTO, E. & FEITOSA, J. C. R. TIC nas escolas do campo: do quê mesmo estamos falando? UNINTER: Caderno Intersaberes. vol. 3, n. 4, p. 9-38. jan. – dez. 2014. ISSN 2317 – 692x.
GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (org.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. GEOgraphia – Ano. 1 – n. 1. Niterói- UFF. 1999.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2011. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2012. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2013. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2014. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.
LEMOS, A. & JOSGRILBERG, F. Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. (org.). - Salvador: EDUFBA, p.156, 2009.
LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade. A Era da Conexão 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para entender nossa época. In: LEMOS, André. CUNHA, Paulo (org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
LÉVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola: São Paulo, 1998.
MEC- Ministério da Educação. www.portal.mec.gov.br/index.ph. Acesso em: 2 jun. 2019.
MORAN, J. M.. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá/ José Manuel Moran.¬(papirus Educação). Campinas, SP: 2007
MORAN, J. M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a internet. In: Salto para o futuro: TV e Informática na Educação. Brasília: MEC, SEED, 1998. http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 9 de fev. 2019.
MOURA, M. E.s & CONCEIÇÃO, A. L. A metamorfose da terra rural em solo urbano: a relação campo-cidade no movimento contraditório capital x trabalho1. Dissertação de mestrado. “O Rural na Cotidianidade do Urbano e as Contradições do Capital”. NPGEO/UFS. 2007.
PNUD – Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Humano. Altas do Desenvolvimento Humano do Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 26 abr. 2019.
RUA, J. A ressignificação do rural e as relações cidade-campo: uma contribuição geográfica. Revista da ANPEGE, Fortaleza, ano 2, n. 2, p. 45-66, 2005.
SPOSITO, M. E. B. A questão cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In: Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. Maria Encarnação B. Spósito, Arthur m. whitacke. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.