Abordagem geográfica sobre educação e TIC no contexto regional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e73079

Palavras-chave:

Região, Tecnologias, Ensino, Qualidade

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs- se desenvolvem e criam possibilidades para novas pesquisas, que viabilizam sua formulação na perspectiva da educação. Por isso, este trabalho se dedica a discutir, à luz da Geografia, a problemática das TICs na educação, a partir do contexto regional, com ênfase no Norte e Nordeste brasileiro. A metodologia se desenvolveu por meio da análise bibliográfica e de dados institucionais da educação disponibilizados pelo MEC, INEP e IDH. Ademais, usa de uma análise espacial partindo das informações da educação rural e urbana. Assim, pudemos perceber que a educação para as TICs no Norte e Nordeste apresenta especificidades quanto às desigualdades regionais, assinaladas pelo contexto histórico e pela configuração socioespacial do Brasil.

Biografia do Autor

Antônia Márcia Duarte Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Geografia- Bolsista-CAPES pela Universidade Federal de Uberlândia -IGUFU-MG.Tese defendida na área do Ensino de Geografia. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - PPGDS/UNIMONTES-MG. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES-MG. Realização de Estágio Doutoral no Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais - CICS. NOVA, Universidade Nova de Lisboa/Portugal, no período, Agosto de 2014 a Março de 2015. Experiência Profissional: Analista Pedagógica e Docência em Graduação, Pós Graduação, Educação à Distancia e Educação Básica; como professora orientadora do ciclo avançado (Pós -Graduação Lato Sensu) do Programa de Formação Continuada - Mídias na Educação, professora na graduação do Departamento de Geociências - UNIMONTES, professora de Metodologia Científica UAB - UNIMONTES; professora de Geografia na Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Professora de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Produções científicas principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Planejamento Urbano. Ensino da Geografia, Extensão Universitária, Redes de Solidariedade, Processos Sócio-Econômicos (Territorialização Regional), Ordenamento Territorial e Ambiental, Epistemologia das Ciências Sociais e Planejamento Sócio - Econômico.

Joyce Duarte Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Mestranda em Educação e Docência - Educação Tecnológica e Sociedade pelo PROMESTRE/Faculdade de Educação-FaE-Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Especialista em Educação Ambiental Urbana; Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva. Licenciada em Geografia e Pedagogia. Experiência profissional: Docência na educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG e na Educação à Distância em nível técnico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG; Bolsista no projeto Tecnologia, Educação e Sociedade da Formação em Extensão Universitária no âmbito da Pós-graduação (FORMEX) pela FaE/CP/UFMG e Tutora no curso de aperfeiçoamento docente pelo Grupo de Ensino, pesquisa e Extensão: Territórios, Educação integral e cidadania-TEIA/FaE/UFMG. 

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Publicado

2022-05-31