Geographical approach on education and ICT in the brazilian regional context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e73079

Keywords:

Region, Technology, Teaching, Quality

Abstract

Information and Communication Technologies - TIC- develop and create possibilities for new research, which enable their formulation from the perspective of education. Therefore, this work is dedicated to discussing, in the light of Geography, the problem of TIC in education, from the regional context, with emphasis on the Brazilian North and Northeast. The methodology was developed through bibliographic analysis and institutional data of education made available by MEC, INEP and HDI. Moreover, it uses a spatial analysis based on the information of rural and urban education. Thus, we could see that education for TIC in the North and Northeast presents specificities regarding regional inequalities, marked by the historical context and the socio-spatial configuration of Brazil.

Author Biographies

Antônia Márcia Duarte Queiroz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutora em Geografia- Bolsista-CAPES pela Universidade Federal de Uberlândia -IGUFU-MG.Tese defendida na área do Ensino de Geografia. Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros - PPGDS/UNIMONTES-MG. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES-MG. Realização de Estágio Doutoral no Centro Interdisciplinar de Ciencias Sociais - CICS. NOVA, Universidade Nova de Lisboa/Portugal, no período, Agosto de 2014 a Março de 2015. Experiência Profissional: Analista Pedagógica e Docência em Graduação, Pós Graduação, Educação à Distancia e Educação Básica; como professora orientadora do ciclo avançado (Pós -Graduação Lato Sensu) do Programa de Formação Continuada - Mídias na Educação, professora na graduação do Departamento de Geociências - UNIMONTES, professora de Metodologia Científica UAB - UNIMONTES; professora de Geografia na Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Professora de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS. Professora Adjunta do Magistério Superior na Universidade Federal do Tocantins-UFT. Produções científicas principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, Planejamento Urbano. Ensino da Geografia, Extensão Universitária, Redes de Solidariedade, Processos Sócio-Econômicos (Territorialização Regional), Ordenamento Territorial e Ambiental, Epistemologia das Ciências Sociais e Planejamento Sócio - Econômico.

Joyce Duarte Queiroz, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Mestranda em Educação e Docência - Educação Tecnológica e Sociedade pelo PROMESTRE/Faculdade de Educação-FaE-Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Especialista em Educação Ambiental Urbana; Educação a Distância e Educação Especial e Inclusiva. Licenciada em Geografia e Pedagogia. Experiência profissional: Docência na educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG e na Educação à Distância em nível técnico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG; Bolsista no projeto Tecnologia, Educação e Sociedade da Formação em Extensão Universitária no âmbito da Pós-graduação (FORMEX) pela FaE/CP/UFMG e Tutora no curso de aperfeiçoamento docente pelo Grupo de Ensino, pesquisa e Extensão: Territórios, Educação integral e cidadania-TEIA/FaE/UFMG. 

References

BONILLA, M. H. S. HALMANN, A. L. As tecnologias digitais e a formação de professores do campo na UFBA. Goiás: Revista da UFG, 2011.

BIAZZO, P. P. Campo e rural, cidade e urbano: distinções necessárias para uma perspectiva crítica em geografia agrária. In. 4º Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa – ENGRUP. Anais... São Paulo, p. 132-150, 2008.

CASTELLS, M. 1942. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão Paulo Vaz. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, 2003.

CLAVAL, P. História da geografia. Tradução José Braga Costa. Edições 70. LDA. Lisboa; Portugal. 2006.

ELIAS, D. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (ANPUR), v.13, n. 2, p. 153-167, 2011.

ESPÍRITO SANTO, E. & FEITOSA, J. C. R. TIC nas escolas do campo: do quê mesmo estamos falando? UNINTER: Caderno Intersaberes. vol. 3, n. 4, p. 9-38. jan. – dez. 2014. ISSN 2317 – 692x.

GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (org.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

HAESBAERT, R. Região, diversidade territorial e globalização. GEOgraphia – Ano. 1 – n. 1. Niterói- UFF. 1999.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2011. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2012. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2013. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.

INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2014. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em: 8 fev. 2019.

LEMOS, A. & JOSGRILBERG, F. Comunicação e mobilidade: aspectos socioculturais das tecnologias móveis de comunicação no Brasil. (org.). - Salvador: EDUFBA, p.156, 2009.

LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade. A Era da Conexão 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Uerj – 5 a 9 de setembro de 2005.

LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para entender nossa época. In: LEMOS, André. CUNHA, Paulo (org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LENCIONI, Sandra. Região e geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LÉVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola: São Paulo, 1998.

MEC- Ministério da Educação. www.portal.mec.gov.br/index.ph. Acesso em: 2 jun. 2019.

MORAN, J. M.. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá/ José Manuel Moran.¬(papirus Educação). Campinas, SP: 2007

MORAN, J. M. Mudar a forma de aprender e ensinar com a internet. In: Salto para o futuro: TV e Informática na Educação. Brasília: MEC, SEED, 1998. http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em: 9 de fev. 2019.

MOURA, M. E.s & CONCEIÇÃO, A. L. A metamorfose da terra rural em solo urbano: a relação campo-cidade no movimento contraditório capital x trabalho1. Dissertação de mestrado. “O Rural na Cotidianidade do Urbano e as Contradições do Capital”. NPGEO/UFS. 2007.

PNUD – Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Humano. Altas do Desenvolvimento Humano do Brasil. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/. Acesso em: 26 abr. 2019.

RUA, J. A ressignificação do rural e as relações cidade-campo: uma contribuição geográfica. Revista da ANPEGE, Fortaleza, ano 2, n. 2, p. 45-66, 2005.

SPOSITO, M. E. B. A questão cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In: Cidade e campo: relações e contradições entre urbano e rural. Maria Encarnação B. Spósito, Arthur m. whitacke. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

Published

2022-05-31