Os desafios à liderança americana nos séculos XX e XXI e a emergência dos e-commerces chineses

Autores

  • Fernando Soares de Jesus UFSC
  • José Messias Bastos UFSC
  • Edson de Morais Machado UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, China, Alibaba, Amazon, Política

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o emergente comércio eletrônico em suas relações com a lógica econômica posta entre o fim do século XX e o início do século XXI, em especial a partir da ascensão da China como potência política e econômica. Para tal, empregamos a compreensão de ciclos longos, criada por Nikolai Kondratiev e organizada por Schumpeter (1939). Como técnicas de pesquisa, foram feitas análises a relatórios financeiros de empresas do setor, e a dados sistematizados por consultorias especializadas. Como resultado, observou-se as tentativas de internacionalização da empresa americana Amazon Inc., em especial nos mercados emergentes, ao mesmo tempo que as empresas chinesas, notadamente a Alibaba, focam no fortalecimento no mercado doméstico.

Biografia do Autor

Fernando Soares de Jesus, UFSC

Possui graduação (2021) e mestrado (2023) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade do Porto (2019-2020). É pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR). Esteve envolvido em estudos relacionados ao sistema portuário brasileiro e ao setor supermercadista catarinense, e atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de comércio eletrônico, varejo e formação sócio-espacial.

José Messias Bastos, UFSC

Possui graduação (1980) e mestrado (1996) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado (2002) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Geociências (GCN) e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). É também coordenador do Instituto Ignacio Rangel (IIR) e do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), e editor-chefe do periódico Cadernos Geográficos e da série Livros Geográficos. Pesquisa temas como industrialização, comércio, urbanização, economia, desenvolvimento e formação sócio-espacial.

Edson de Morais Machado, UEM

Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e foi pesquisador CNPQ em nível de Pós-Doutorado Júnior (PDJ 2020-2022). Atualmente é professor no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e realiza estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo. É também pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR). Desenvolve estudos sobre infraestruturas, transporte, desenvolvimento, portos e formação sócio-espacial.

Referências

AGLIETTA, M. Régulation et crises du capitalisme. Paris: Calmann-Lévy, 1976.

ALIBABA. Fiscal Year 2021 Annual Report. Alibaba Group, 2021. Disponível em: https://www.alibabagroup.com/en/ir/reports. Acesso em: 01 nov. 2021.

ANALYSYS. Analysis of the digitalization process of the e-commerce industry. Analysys, abr. 2020. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/256. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. China Online Retail B2C Created 336.38 Billion Yuan in Q3, 2014. Analysys, out. 2015. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/65. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. Digitization Process Analysis of E-business Industry. Analysys, nov. 2018a. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/251. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. The market scale of china’s cross-border import retail e-commerce market reached... Analysys, jan. 2018b. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/227. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. The transaction scale of China’s B2C online retail market reached... Analysys, jan. 2018c. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/230. Acesso em: 02 nov. 2021.

BANCO MUNDIAL. World Development Indicators. Disponível em: https://databank.worldbank.org/source/world-development-indicators. Acesso em: 03 nov. 2021.

BANCO MUNDIAL. World Integrated Trade Solution. Disponível em: https://wits.worldbank.org/CountryProfile/en/Country/CHN/Year/LTST/TradeFlow/EXPIMP. Acesso em: 02 nov. 2021.

BARAN, P.; SWEEZY, P. Capitalismo Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 2ª ed., 1974.

BARNETT, William; FENG, Mi; XIAOQU, Luo. Taobao vs. Ebay China. Stanford Business, 2010. Disponível em: https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/case-studies/taobao-vs-ebay-china. Acesso em: 02 nov. 2021.

BASTOS, José Messias. Introdução ao comércio varejista na China. Geografia Econômica (Florianópolis), v. 1, p. 86-99, 2007.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1987.

BELLUZZO, L. G. Notas sobre a crise da Ásia. Praga: estudos marxistas, n. 5, maio 1998.

CENSUS BUREAU. National Income and Product Accounts Tables: Table 1.1.1. Percent Change From Preceding Period in Real Gross Domestic Product. Disponível em: https://apps.bea.gov/iTable/iTable.cfm?reqid=19&step=2#reqid=19&step=2&isuri=1&1921=survey. Acesso em: 03 nov. 2021.

CHINA STATISTICAL YEARBOOK. Nation Bureau of Statistics of China, 2019. Disponível em: http://www.stats.gov.cn/tjsj/ndsj/2019/indexeh.htm. Acesso em: 03 nov. 2021.

CHANDLER, A. Scale and scope. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

CRUZ, Wander Luis de Melo. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de covid-19. Geotextos, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 67-88, 10 jul. 2021. Universidade Federal da Bahia. http://dx.doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572/24941. Acesso em: 03 nov. 2021.

FULLFILMENT in our buildings. The Amazon blog dayone. Disponível em: https://www.aboutamazon.co.uk/amazon-fulfilment/fulfilment-in-our-buildings. Acesso em: 03 nov. 2021.

GLOBALDATA. Top 10 ecommerce companies by revenue benefited from pandemic-driven changes in consumer behavior in 2020, says GlobalData. GlobalData, 07 jul. 2021. Disponível em: https://www.globaldata.com/top-10-ecommerce-companies-revenue-benefited-pandemic-driven-changes-consumer-behavior-2020-says-globaldata/. Acesso em: 02 nov. 2021.

JABBOUR, Elias; DANTAS, Alexis. Ignacio Rangel na China e a “Nova Economia do Projetamento”. Economia e Sociedade, [S.L.], v. 30, n. 2, p. 287-310, jul. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2021v30n2art01.

KHARPAL, Arjun. Amazon is shutting down its China marketplace business. Here’s why it has struggled. CNBC, abr. 2019. Disponível em: https://www.cnbc.com/2019/04/18/amazon-china-marketplace-closing-down-heres-why.html. Acesso em: 02 nov. 2021.

MAMIGONIAN, Armen. Padrões tecnológicos mundiais: o caso brasileiro. Geosul, v. 14, n. 28, p. 158 – 164, jul./dez. 1999.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/15315/13903. Acesso em: 03 nov. 2021.

MAMIGONIAN, Armen. O Mundo no final do século XX e início do século XXI. Boletim Paulista de Geografia, v. 100, 2018, p. 173-205.

MARTIN, Michael. Por que a Amazon fracassou na China? Deutsche Welle, 23 abr. 2019. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/por-que-a-amazon-fracassou-na-china/a-48447082. Acesso em: 03 nov. 2021.

MWPVL. Amazon Global Supply Chain and Fulfillment Center Network, 2021. Disponível em: https://www.mwpvl.com/html/amazon_com.html. Acesso em: 30 out. 2021.

RANGEL, I. O quarto ciclo de Kondratiev. Revista de Economia Política, v. 10, n. 4 (40), out.-dez. 1990.

RANGEL, Ignacio. Elementos de Economia do Projetamento. In, RANGEL, Ignacio. Obras Reunidas. Rio de Janeiro: Contraponto, [1959] 2005.

SELL Worldwide with Amazon. Amazon. Disponível em: https://sell.amazon.com/global-selling?ref_=asus_soa_rd. Acesso em: 02 nov. 2021.

SCHUMPETER, Joseph Alois et al. Business cycles. New York: McGraw-Hill, 1939.

SILVA, Marcos Aurélio da. Japão: revolução passiva e rivalidade imperialista. Gramsci e o Brasil, abr. 2008. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=902. Acesso em: 02 nov. 2021.

STEINDL, J. Maturidade e estagnação no capitalismo americano. São Paulo: Nova Cultural (Os Economistas), 1976.

TOLEDO, Pedro Eduardo Ribeiro de. Análise geográfica dos negócios na Era Digital. 2012. 253 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/100829/308145.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 nov. 2021.

OLIVEIRA, A. P. de. Formação de uma economia regional no Leste Asiático. Cadernos Geográficos, n. 13, 2006.

VENCESLAU, Igor. O comércio eletrônico e a pandemia da Covid-19 no território brasileiro: tecnoesfera e psicoesfera na expansão do consumo. In: ARROYO, Mónica; ANTAS JUNIOR, Ricardo Mendes; CONTEL, Fabio Betioli (org.). Usos do território e pandemia: dinâmicas e formas contemporâneas do meio técnico-científico-informacional. Rio de Janeiro: Consequência, 2020. p. 123-149.

Downloads

Publicado

2023-05-15