Desafíos para el liderazgo americano en los siglos XX y XXI y la emergencia de los comercios electrónicos chinos

Autores/as

  • Fernando Soares de Jesus UFSC
  • José Messias Bastos UFSC
  • Edson de Morais Machado UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85416

Palabras clave:

Comercio electrónico, China, Alibaba, Amazon, Politica

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender el comercio electrónico emergente en su relación con la lógica económica situada entre finales del siglo XX y principios del XXI, especialmente después del ascenso de China como potencia política y económica. Para ello, empleamos la comprensión de ciclos largos, creada por Nikolai Kondratiev y organizada por Schumpeter (1939). Como técnicas de investigación, se realizaron análisis sobre los informes financieros de las empresas del sector, y sobre datos sistematizados por consultoras especializadas. Como resultado, la empresa estadounidense Amazon Inc. intenta internacionalizarse, especialmente en los mercados emergentes, mientras que las empresas chinas, en particular Alibaba, se centran en fortalecer el mercado nacional.

Biografía del autor/a

Fernando Soares de Jesus, UFSC

Possui graduação (2021) e mestrado (2023) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período sanduíche na Universidade do Porto (2019-2020). É pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR). Esteve envolvido em estudos relacionados ao sistema portuário brasileiro e ao setor supermercadista catarinense, e atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de comércio eletrônico, varejo e formação sócio-espacial.

José Messias Bastos, UFSC

Possui graduação (1980) e mestrado (1996) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado (2002) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Geociências (GCN) e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). É também coordenador do Instituto Ignacio Rangel (IIR) e do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR), e editor-chefe do periódico Cadernos Geográficos e da série Livros Geográficos. Pesquisa temas como industrialização, comércio, urbanização, economia, desenvolvimento e formação sócio-espacial.

Edson de Morais Machado, UEM

Possui graduação (2013), mestrado (2016) e doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e foi pesquisador CNPQ em nível de Pós-Doutorado Júnior (PDJ 2020-2022). Atualmente é professor no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e realiza estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo. É também pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR). Desenvolve estudos sobre infraestruturas, transporte, desenvolvimento, portos e formação sócio-espacial.

Citas

AGLIETTA, M. Régulation et crises du capitalisme. Paris: Calmann-Lévy, 1976.

ALIBABA. Fiscal Year 2021 Annual Report. Alibaba Group, 2021. Disponível em: https://www.alibabagroup.com/en/ir/reports. Acesso em: 01 nov. 2021.

ANALYSYS. Analysis of the digitalization process of the e-commerce industry. Analysys, abr. 2020. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/256. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. China Online Retail B2C Created 336.38 Billion Yuan in Q3, 2014. Analysys, out. 2015. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/65. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. Digitization Process Analysis of E-business Industry. Analysys, nov. 2018a. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/251. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. The market scale of china’s cross-border import retail e-commerce market reached... Analysys, jan. 2018b. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/227. Acesso em: 02 nov. 2021.

ANALYSYS. The transaction scale of China’s B2C online retail market reached... Analysys, jan. 2018c. Disponível em: http://www.analysyschina.com/blog/article/230. Acesso em: 02 nov. 2021.

BANCO MUNDIAL. World Development Indicators. Disponível em: https://databank.worldbank.org/source/world-development-indicators. Acesso em: 03 nov. 2021.

BANCO MUNDIAL. World Integrated Trade Solution. Disponível em: https://wits.worldbank.org/CountryProfile/en/Country/CHN/Year/LTST/TradeFlow/EXPIMP. Acesso em: 02 nov. 2021.

BARAN, P.; SWEEZY, P. Capitalismo Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar, 2ª ed., 1974.

BARNETT, William; FENG, Mi; XIAOQU, Luo. Taobao vs. Ebay China. Stanford Business, 2010. Disponível em: https://www.gsb.stanford.edu/faculty-research/case-studies/taobao-vs-ebay-china. Acesso em: 02 nov. 2021.

BASTOS, José Messias. Introdução ao comércio varejista na China. Geografia Econômica (Florianópolis), v. 1, p. 86-99, 2007.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1987.

BELLUZZO, L. G. Notas sobre a crise da Ásia. Praga: estudos marxistas, n. 5, maio 1998.

CENSUS BUREAU. National Income and Product Accounts Tables: Table 1.1.1. Percent Change From Preceding Period in Real Gross Domestic Product. Disponível em: https://apps.bea.gov/iTable/iTable.cfm?reqid=19&step=2#reqid=19&step=2&isuri=1&1921=survey. Acesso em: 03 nov. 2021.

CHINA STATISTICAL YEARBOOK. Nation Bureau of Statistics of China, 2019. Disponível em: http://www.stats.gov.cn/tjsj/ndsj/2019/indexeh.htm. Acesso em: 03 nov. 2021.

CHANDLER, A. Scale and scope. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

CRUZ, Wander Luis de Melo. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de covid-19. Geotextos, [S.L.], v. 17, n. 1, p. 67-88, 10 jul. 2021. Universidade Federal da Bahia. http://dx.doi.org/10.9771/geo.v17i1.44572. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/44572/24941. Acesso em: 03 nov. 2021.

FULLFILMENT in our buildings. The Amazon blog dayone. Disponível em: https://www.aboutamazon.co.uk/amazon-fulfilment/fulfilment-in-our-buildings. Acesso em: 03 nov. 2021.

GLOBALDATA. Top 10 ecommerce companies by revenue benefited from pandemic-driven changes in consumer behavior in 2020, says GlobalData. GlobalData, 07 jul. 2021. Disponível em: https://www.globaldata.com/top-10-ecommerce-companies-revenue-benefited-pandemic-driven-changes-consumer-behavior-2020-says-globaldata/. Acesso em: 02 nov. 2021.

JABBOUR, Elias; DANTAS, Alexis. Ignacio Rangel na China e a “Nova Economia do Projetamento”. Economia e Sociedade, [S.L.], v. 30, n. 2, p. 287-310, jul. 2021. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2021v30n2art01.

KHARPAL, Arjun. Amazon is shutting down its China marketplace business. Here’s why it has struggled. CNBC, abr. 2019. Disponível em: https://www.cnbc.com/2019/04/18/amazon-china-marketplace-closing-down-heres-why.html. Acesso em: 02 nov. 2021.

MAMIGONIAN, Armen. Padrões tecnológicos mundiais: o caso brasileiro. Geosul, v. 14, n. 28, p. 158 – 164, jul./dez. 1999.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/15315/13903. Acesso em: 03 nov. 2021.

MAMIGONIAN, Armen. O Mundo no final do século XX e início do século XXI. Boletim Paulista de Geografia, v. 100, 2018, p. 173-205.

MARTIN, Michael. Por que a Amazon fracassou na China? Deutsche Welle, 23 abr. 2019. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/por-que-a-amazon-fracassou-na-china/a-48447082. Acesso em: 03 nov. 2021.

MWPVL. Amazon Global Supply Chain and Fulfillment Center Network, 2021. Disponível em: https://www.mwpvl.com/html/amazon_com.html. Acesso em: 30 out. 2021.

RANGEL, I. O quarto ciclo de Kondratiev. Revista de Economia Política, v. 10, n. 4 (40), out.-dez. 1990.

RANGEL, Ignacio. Elementos de Economia do Projetamento. In, RANGEL, Ignacio. Obras Reunidas. Rio de Janeiro: Contraponto, [1959] 2005.

SELL Worldwide with Amazon. Amazon. Disponível em: https://sell.amazon.com/global-selling?ref_=asus_soa_rd. Acesso em: 02 nov. 2021.

SCHUMPETER, Joseph Alois et al. Business cycles. New York: McGraw-Hill, 1939.

SILVA, Marcos Aurélio da. Japão: revolução passiva e rivalidade imperialista. Gramsci e o Brasil, abr. 2008. Disponível em: https://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=902. Acesso em: 02 nov. 2021.

STEINDL, J. Maturidade e estagnação no capitalismo americano. São Paulo: Nova Cultural (Os Economistas), 1976.

TOLEDO, Pedro Eduardo Ribeiro de. Análise geográfica dos negócios na Era Digital. 2012. 253 f. Tese (Doutorado) - Curso de Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/100829/308145.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 nov. 2021.

OLIVEIRA, A. P. de. Formação de uma economia regional no Leste Asiático. Cadernos Geográficos, n. 13, 2006.

VENCESLAU, Igor. O comércio eletrônico e a pandemia da Covid-19 no território brasileiro: tecnoesfera e psicoesfera na expansão do consumo. In: ARROYO, Mónica; ANTAS JUNIOR, Ricardo Mendes; CONTEL, Fabio Betioli (org.). Usos do território e pandemia: dinâmicas e formas contemporâneas do meio técnico-científico-informacional. Rio de Janeiro: Consequência, 2020. p. 123-149.

Publicado

2023-05-15