O mercado de alimentos orgânicos da agricultura familiar em empresas alimentares e restaurantes de Santa Cruz do Sul- RS- Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e85805Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultura Familiar, Cadeias Curtas, Sítios Simbólicos de Pertencimento, Desenvolvimento RegionalResumo
O tema abordado neste artigo é o mercado de alimentos orgânicos da agricultura familiar junto a empresas alimentares e restaurantes de Santa Cruz do Sul e sua repercussão na formação de cadeias curtas de comercialização desses produtos. A abordagem teórico-metodológica está referenciada na obra do economista franco marroquino Hassan Zaoual (2006), intitulada Nova Economia das Iniciativas Locais - uma introdução ao pensamento pós-global, que traz a discussão dos Sítios Simbólicos de Pertencimento, entendidos como portadores de uma pluralidade de modos de coordenação (dádiva, solidariedade, reciprocidade, cooperação, socialização, aprendizagem recíproca), que preenchem a incompletude do mercado gerador de incerteza. A pesquisa delimitou-se à região de Santa Cruz do Sul, onde foram entrevistados proprietários de quatro restaurantes, localizados na área central da cidade, e um restaurante industrial que presta serviço de refeições terceirizadas, e quatro agricultores familiares que produzem e comercializam alimentos orgânicos na região. Os resultados evidenciam que a produção orgânica da agricultura familiar praticada na região se orienta nos princípios da Agroecologia e que esses produtos são identificados como diferenciais nos cardápios dos restaurantes, evidenciando perspectivas de ampliação da demanda por alimentos orgânicos na região.
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