A nova economia do projetamento como estágio superior de intervenção do Estado chinês no território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e91766

Palavras-chave:

Nova Economia do Projetamento, Planejamento Urbano-Regional, Formação Econômico-Social, Trens de Alta Velocidade, Capacidades Estatais

Resumo

O artigo tem como tema a evolução do planejamento urbano-regional em meio ao processo de desenvolvimento chinês das últimas décadas. Aponta para a elevação da capacidade estatal em intervir no território nacional, destacando o papel desempenhado pelo Partido Comunista da China. Fundamenta-se no conceito de formação econômico-social, entendendo o planejamento enquanto superestrutura que emerge e incide sobre a formação social chinesa. Dois aspectos são destacados, a reconfiguração do planejamento e a consolidação da nova economia do projetamento. Para isso, trata do desenvolvimento coordenado da região de Pequim-Tianjin-Hebei e da edificação da rede de Trens de Alta Velocidade enquanto expressões mais avançadas da tendência do planejamento urbano-regional chinês.

Biografia do Autor

Elias Marco Khalil Jabbour, Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ)

Consultor da Presidência e da Diretoria de Pesquisas do New Development Bank (Banco dos BRICS) e Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-FCE-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ). Graduado em Geografia (1997), Doutor (2010) e Mestre (2005) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi - entre abril de 2006 e fevereiro de 2007 - Assessor Econômico da Presidência da Câmara dos Deputados (Brasília-DF). Tem experiência na área de Geografia e Economia com ênfase em Geografia Humana e Econômica, Economia Política, Economia Política Internacional e Planejamento Econômico atuando principalmente nos seguintes temas: China, Categorias de Transição ao Socialismo, Estratégias e Experiências Nacionais e Comparadas de Desenvolvimento, Categoria Marxista de Formação Econômico-Social e Pensamento Independente de Ignacio Rangel. Vencedor do Special Book Award of China concedido pela National Press and Publications Administration of the People´s Republic of China.

Melissa Caroline Cambuhy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ)

Graduada em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie - 2017), com habilitação especial em Direito e Desenvolvimento, Mestra em Direito Político e Econômico (Mackenzie - 2019), e doutoranda em Relações Internacionais (PPGRI-UERJ), pesquisa as mediações entre Economia, Estado e Direito, com foco no processo de desenvolvimento nacional chinês. Atualmente coordena projetos de cooperação Brasil-China, no Instituto Lula, e o Grupo de Trabalho ‘Diálogos Brasil-China sobre Desenvolvimento Global e Governança’, iniciativa conjunta do Instituto Lula e a Academia de Estudos da China e Mundo Contemporâneos (ACCWS).

Referências

BURLAMAQUI, Leonardo. Finance, development and the Chinese entrepreneurial state: A Schumpeter-Keynes-Minsky approach. Revista de Economia Política, v. 35, n. 4, p. 728-744, out./dez. 2015.

BRIXSWEDEN. China to Expand High-Speed Rail Network to 50,000 Kilometers by 2025. Disponível em: https://www.brixsweden.org/china-to-expand-high-speed-rail-network-to-50000-kilometers-by-2025/. Acesso em: 7 fevereiro 2022.

CHINA. ORG. CN. Transcript: Press Conference on New Urbanization Plan. Disponível em: http://china.org.cn/china/2014-03/19/content_31836248.htm. Acesso em: 3 fevereiro 2022.

DUNFORD, Michael; BONSCHAB, Thomas. Chinese Regional Development and Policy. Regions Magazine, v. 289, n. 1,10-13, 2013.

GABRIELE, Alberto. & SCHETTINO, Franchesco. Socialismo de Mercado como uma distinta Formação Econômico-Social interna ao Moderno Modo de Produção. In: JABBOUR, E. China, Socialismo e Desenvolvimento, sete décadas depois. Posfácio. 1ª ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2019.

GAO, Bai; LI, Guowu; ZHEN, Zhihong (Ed.). High-speed Rail: An Analysis of the Chinese Innovation System. 1. ed. Singapore: World Scientific, 2020.

HEILMANN, Sebastian. Red Swan: How Unorthodox Policy-Making Facilitated China's Rise. 1. ed. Hong Kong: The Chinese University of Hong Kong Press, 2018. 267p.

HU, Angang, YAN, Yilong, TANG, Xian, & LIU, Shenglong. 2050 China: Becoming a Great Modern Socialist Country. 1. ed. Beijing: Springer Nature, 2021. 105p.

JABBOUR, Elias; DANTAS, Alexis. The political economy of reforms and the present Chinese Transition. Brazilian Journal of Political Economy, v. 37, n. 4, p. 789-807, out./dez. 2017.

JABBOUR, Elias; et al. A (Nova) Economia do Projetamento: o conceito e suas novas determinações na China de hoje. Geosul, Florianópolis, v. 35, n. 77, p. 17-48, dez. 2020.

JABBOUR, Elias. e GABRIELE, Alberto. China: o socialismo do século XXI. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021. 311p.

LAWRENCE, Martha; BULLOCK, Richard; LIU, Ziming. China's high-speed rail development. 1. ed. Washington: World Bank Publications, 2019. 83p.

LI, Suxiao et al. Impacts of land-use and land-cover changes on water yield: A case study in Jing-Jin-Ji, China. Sustainability, v. 10, n. 4, p. 960, 2018.

LO, Dic & WU, Mei. The State and industrial policy in Chinese economic development. In: SALAZAR-XIRINACHS, José M.; NUBLER, Irmgard.; KOZUL-WRIGHT, Richard. Transforming Economies: Making industrial policy work for growth, Jobs and development. 1. ed. Geneva: International Labour Office, 2014. 400p. p. 307-326.

DE MEDEIROS, Carlos Aguiar. Economia e Política do Desenvolvimento da China. Revista de Economia Política. V. 19, n. 3, p. 92-112, 1999.

MEI, Liang; ZHANG, Nana. Transformer in navigation: Diverse government roles for open innovation in China's high-speed rail. Long Range Planning, p. 102069, 2020.

MINISTRY OF LAND AND RESOURCES. Outline of The Beijing-Tianjin-Hebei Coordinated Development Plan. 2016. Disponível em: http://www.cre.org.cn/list3/jjy/15279.html. Acessado em: 8 fevereiro 2022.

NOGUEIRA, Isabela. Industrialização, Distribuição e Estratégia: Legados do maoísmo para a trajetória de desenvolvimento econômico da China. Carta Internacional, v. 14, n. 2, p. 27-51, 2019.

OLIVEIRA, Amaury Porto de. Governando a China: a quarta geração de dirigentes assume o controle da modernização. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 46, n. 1, p. 138-170, 2003.

PLANNING, Shenzhen Metropolitan Transportation. ET/CP5 Beijing-Tianjin-Hebei (JingJinJi) City Cluster Transport Integration Planning Study. 2016.

PREEN, Mark. The Beijing-Tianjin-Hebei Integration Plan. China Briefing. 2018a. Disponível em: https://www.china-briefing.com/news/the-beijing-tianjin-hebei-integration-plan/. Acesso em: 10 fevereiro 2022.

PREEN, Mark. China’s Mega City Clusters: Jing-Jin-Ji, Yangzte River Delta, Pearl River Delta. 2018b. Disponível em: https://www.china-briefing.com/news/chinas-mega-city-clusters-jing-jin-ji-yangzte-river-delta-pearl-river-delta/. Acesso em: 10 fevereiro 2022.

RANGEL, Ignácio. Obras reunidas. Volume I. 3. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 742p.

SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Antipode, v. 9, n. 1, p. 81-99. Jan./fev. 1977.

SHEN, Hongyan; TENG, Fei; SONG, Jinping. Evaluation of spatial balance of China’s regional development. Sustainability, v. 10, n. 9, p. 3314, 2018.

TANG, S; SAVY, M.; DOULET, J. High speed rail in China and its potencial impacts on urban and regional development. Local Economy, v. 26, n. 5, p. 409-422, 2011.

WU, Fulong. Planning for growth: urban and regional planning in China. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 229p.

YANG, Kaizhong. New Urbanization and Coordinated Regional Development. Chinese Journal of Urban and Environmental Studies, v. 7, n. 04, p. 1975009, 2019.

YANG, Zhiwei et al. On the joint impact of high-speed rail and megalopolis policy on regional economic growth in China. Transport Policy, v. 99, p. 20-30, 2020.

YANGQIU, Chen; NING, Lai; XUETING, Zhang. China’s City of the Future: Xiong’an New Area. Hitachi Review, vol. 70, n. 1, p. 36-44, 2021.

YU, Junli; CHEN, Lihua. Roles of Government Coordinated Regional Development in China. International Journal of Business and Social Science, v. 5, n. 6, 2014.

ZHEN, Du; XIAOGUANG, Meng; HUA, Chai. Interpretation of "Master Plan of Xiongan New Area in Hebei (2018-2035)": The blueprint has been drawn and the future is to be. 2019. Disponível: http://www.xiongan.gov.cn/2019-01/13/c_1210036983.htm. Acesso em: 11 fevereiro 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-02

Edição

Seção

Artigos