A graduação em Geografia no Brasil de 2010 a 2021: implicações regionais da crise econômica, política e pandêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2023.e93022

Palavras-chave:

Graduação em Geografia, Ensino Presencial, Ensino a distância, Crise, Configuração Regional

Resumo

As crises de ordem econômica, política e pandêmica no Brasil impactam diretamente nas instituições de ensino superior. Nosso objetivo é discutir os efeitos dessas crises nos cursos de graduação em Geografia, tendo como ênfase sua configuração regional. Usamos os microdados do Inep, entre os anos de 2010 e 2021, para mensurar a retração do ensino presencial (público e privado) e a expansão do ensino a distância privado em número de alunos e locais atendidos. Defendemos que embora esteja disperso no território, o ensino a distância acaba reproduzindo uma lógica centralizadora que pouco contribui para o conhecimento da diversidade natural e social do país, ao passo que, o ensino presencial, ao se interiorizar estimula a participação de um maior número de lugares na produção do saber geográfico. 

Biografia do Autor

Fernando Mesquita, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Geociências da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia dessa mesma instituição. Tem experiência nas áreas de Geografia Econômica e Regional. Atua em temáticas como: desigualdades regionais da produção de conhecimento e inovação no Brasil; centralidade urbana e inovação; universidades e desenvolvimento regional; e inovação na produção agropecuária.

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Publicado

2023-09-02

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Artigos