Entrevista com Walter Piazza Junior, diretor da ESGás: a gênese da distribuição de gás natural no Brasil e o papel dos “anfíbios" na busca pela soberania

Autores

  • Leonardo Mosimann Estrella UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2025.e98547

Palavras-chave:

Gás natural, Santa Catarina, Infraestrutura, Serviço público, Desenvolvimento regional

Resumo

A entrevista foi realizada como parte de projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (Ppgplan) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sobre o cenário de distribuição de gás natural em Santa Catarina contextualizado nos âmbitos nacionais e globais. O entrevistado, Walter Fernando Piazza Junior, funcionário de carreira aposentado da Petrobras, já atuou na direção da concessionária responsável pela distribuição do combustível no estado, a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), assim como em diversas outras distribuidoras de gás natural do Brasil, estando atualmente na ESGás. 

Biografia do Autor

Leonardo Mosimann Estrella, UDESC

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN/UDESC). Bacharel em Administração (2002) e discente de Ciências Econômicas na UFSC. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (HSM University, 2020), Gerenciamento de Crises (Faculdade Unyleya, 2017), Gestão da Comunicação Pública (Universidade Tuiuti do Paraná, 2014) e Marketing para Gestão Empresarial (UFSC, 2007). Formado como Executivo em Franchising pela Franchising University do Grupo Cherto (2006). Pesquisador voluntário no Instituto Ignacio Rangel (IIR) e no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR/UFSC). Integra a equipe Sociedade e Energia do Departamento de Sociologia da Universidade do Porto e o Comitê de Gestão da Pesquisa Aplicada do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina, cujo objetivo é planejar, coordenar, integrar e acompanhar pesquisas aplicadas voltadas à implementação da transição energética justa no estado, atuando na área de Administração Pública. Foi coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Observatório de Gás Natural da Vision Gas. Pesquisador contratado do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), bolsista de pesquisa no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC) e servidor (ACT) na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE/SC). Fundador e consultor na Searchen Energy  Infrastructure. Possui mais de 16 anos de experiência em organizações públicas e privadas, órgãos setoriais e secretarias do serviço público estadual. Atua no setor de utilities, com ênfase em gás natural e biometano, sob as perspectivas da política pública, da formação socioespacial e da inovação social. Representou o corpo discente no colegiado do PPGPLAN, como suplente no mestrado e como titular no doutorado. É autor dos livros Gás Natural em Santa Catarina: uma análise crítica da concessão do serviço (Editora do IIR, 2023) e Gás Natural: notas sobre um percurso (Editora da UDESC, 2025).

Referências

ESTRELLA, Leonardo Mosimann. Gás Natural canalizado em Santa Catarina: subsídios para um novo marco regulatório. 333f. Dissertação de Mestrado – Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Edição

Seção

Entrevistas