Interview with Walter Piazza Junior, director of ESGás: the genesis of natural gas distribution in Brazil and the role of "amphibians" in the quest for sovereignty

Authors

  • Leonardo Mosimann Estrella UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2025.e98547

Keywords:

Natural gas, Santa Catarina, Infrastructure, Public service, Regional development

Abstract

This interview was carried out as part of a research project for the Postgraduate Program in Territorial Planning and Socio-Environmental Development (Ppgplan) at Santa Catarina State University (Udesc) on the natural gas distribution scenario in Santa Catarina, contextualized in national and global terms. The interviewee, Walter Fernando Piazza Junior, a retired Petrobras employee, has worked in the management of the concessionaire responsible for distributing the fuel in the state, Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS), as well as in several other natural gas distributors in Brazil, and is currently with ESGás. 

Author Biography

Leonardo Mosimann Estrella, UDESC

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN/UDESC). Bacharel em Administração (2002) e discente de Ciências Econômicas na UFSC. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (HSM University, 2020), Gerenciamento de Crises (Faculdade Unyleya, 2017), Gestão da Comunicação Pública (Universidade Tuiuti do Paraná, 2014) e Marketing para Gestão Empresarial (UFSC, 2007). Formado como Executivo em Franchising pela Franchising University do Grupo Cherto (2006). Pesquisador voluntário no Instituto Ignacio Rangel (IIR) e no Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR/UFSC). Integra a equipe Sociedade e Energia do Departamento de Sociologia da Universidade do Porto e o Comitê de Gestão da Pesquisa Aplicada do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina, cujo objetivo é planejar, coordenar, integrar e acompanhar pesquisas aplicadas voltadas à implementação da transição energética justa no estado, atuando na área de Administração Pública. Foi coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Observatório de Gás Natural da Vision Gas. Pesquisador contratado do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (INEEP), bolsista de pesquisa no Laboratório de Planejamento Urbano e Regional (LABPLAN/UDESC) e servidor (ACT) na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE/SC). Fundador e consultor na Searchen Energy  Infrastructure. Possui mais de 16 anos de experiência em organizações públicas e privadas, órgãos setoriais e secretarias do serviço público estadual. Atua no setor de utilities, com ênfase em gás natural e biometano, sob as perspectivas da política pública, da formação socioespacial e da inovação social. Representou o corpo discente no colegiado do PPGPLAN, como suplente no mestrado e como titular no doutorado. É autor dos livros Gás Natural em Santa Catarina: uma análise crítica da concessão do serviço (Editora do IIR, 2023) e Gás Natural: notas sobre um percurso (Editora da UDESC, 2025).

References

ESTRELLA, Leonardo Mosimann. Gás Natural canalizado em Santa Catarina: subsídios para um novo marco regulatório. 333f. Dissertação de Mestrado – Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2022.

Published

2025-09-17

Issue

Section

Entrevistas