Productive dynamics and commercialization strategies for fine wines and special beers in the south of Brazil

Authors

  • Silvia Cristina Limberger UFSC e Unioeste
  • Marlon Clovis Medeiros Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e83503

Keywords:

Fine wines, Special beers, Competition

Abstract

In the 2000s, the emergence of microbreweries producing special beers and the expansion of the Vitis vinifera cultivars, which gave rise to fine wines, can be observed in the south of Brazil. This paper supports the argument that the changes in the structure of consumption were driven by the movement of spatialization and diversification of production and by the creation of new commercialization and sales strategies to meet a new consumer market for intermediate wages and to compete with imported products, mainly in the case of wines. Just as large companies monopolize production and retail channels control sales, microbreweries and small wineries drive new forms of consumption.

Author Biographies

Silvia Cristina Limberger, UFSC e Unioeste

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Francisco Beltrão/PR (2006 e 2007), mestrado em Geografia pela mesma instituição (2010) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) com estágio na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) (2016). É integrante dos Grupos de Pesquisa: Formações sócio espaciais: progresso técnico e desenvolvimento econômico, na Ufsc e Dinâmica econômica e formação sócio-espacial na Unioeste. Atualmente é bolsista de Pós-Doutorado do Programa de Pós Graduação em Geografia Mestrado/Doutorado na Unioeste. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica com pesquisa nos seguintes temas: Industrialização e centralização de capital. Competitividade. Inovações e estratégias produtivas. Mercado consumidor. Indústria cervejeira.

Marlon Clovis Medeiros , Unioeste

Possui Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009); Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999). Professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Líder do Grupo de Pesquisas Dinâmica Econômica e Formação Sócio-Espacial. Realiza pesquisas e orientações acadêmicas na área de Geografia Econômica, concentrando atividades nos seguintes temas: desenvolvimento econômico e setores produtivos, modernização da agricultura e desenvolvimento regional, política agrícola e crédito rural, acumulação de capital e ciclos econômicos brasileiros.

References

ª CENSO DAS CERVEJARIAS INDEPENDENTES BRASILEIRAS. Perfil geral. Brasília, Abracerva/Sebrae, 2019.

ANUÁRIO DA CERVEJA 2020. Anuário da Cerveja 2020. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 2021.

BASTOS, José M. O comércio no sul do Brasil. Geosul, Florianópolis, v. 14, n. 28, pp. 112 a 124, 1999.

CALIARI, Vinícius. Uva e Vinho. In: Síntese Anual da agricultura em Santa Catarina 2019 – 2020. Florianópolis: Epagri/Cepa, 2021.

CHANDLER, Alfred. Ensaios para uma teoria histórica da grande empresa. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.

DICKEN, Peter. Mudança Global: Mapeando as novas fronteiras da economia mundial. 5 ed. Porto Alegre/RS: Bookman, 2010.

EMBALAGEMMARCA. Vinícola Aurora relança Marcus James com rotulagem mais moderna. São Paulo, Revista EmbalagemMarca, 28/05/2020.

EXAME. A crise não azedou o brinde das adegas digitais no Brasil. São Paulo: Editora Abril, versão digital, 12/04/2018a.

EXAME. Como uma loja que vende vinhos de mais de R$ 2 mil cresceu na crise. São Paulo: Editora Abril, versão digital, 15/09/2018b.

EXAME. Do e-commerce para as gôndolas: Evino inicia vendas em supermercados. São Paulo: Editora Abril, versão digital, 14/05/2021.

EXAME. Evino aproxima pequeno produtor brasileiro do consumidor. São Paulo: Editora Abril, versão digital, 07/07/2020.

FREEMAN, Christopher. A economia da inovação. São Paulo: Editora da Unicamp, 2008.

GUGLIELMO, Raymond. Um novo capítulo da geografia: a geografia do consumo e da distribuição. In: GEORGE, P et al (Orgs.). A geografia ativa. 4ª ed. São Paulo: Difel, 1975.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). Rio de Janeiro: IBGE, 2002/2003 e 2017/2018.

JALFIM, Anete. Elementos para o estudo da agroindústria vinícola: uma abordagem da Cooperativa Aurora. Ensaios FEE, Porto Alegre, (14), 2, pp. 689 a 708, 1993.

LENIN, Vladimir. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

LIMBERGER, Silvia C. Estudo geoeconômico do setor cervejeiro no Brasil: estruturas oligopólicas e empresas marginais. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2016.

LOSSO, Flavia B.; PEREIRA, Raquel M. A. A vitivinicultura de altitude em Santa Catarina (Brasil): espaços privilegiados para o turismo. Turismo e Sociedade, v. 7, n. 3, pp. 418-445, julho de 2014.

MAMIGONIAN, Armem. O processo de industrialização em São Paulo. In: Boletim Paulista de Geografia, n. 50, março de 1976.

MARCUSSO, Eduardo F. Da cerveja como cultura aos territórios da cerveja: uma análise multidimensional. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de Brasília (UNB), Brasília/DF, 2021.

MARCUSSO, Eduardo F.; MÜLLER, Carlos V. Anuário da Cerveja no Brasil 2018: Crescimento e Inovação. Brasília: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 2019.

MARX. Karl. Para crítica da economia política do capital: o rendimento e suas fontes. São Paulo: Nova Cultural, 2005.

MELLO, Loiva. M. R. MACHADO, Carlos A. E. Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul 2013/2015. Brasília: Embrapa, 2017.

MELLO, Loiva. M. R. MACHADO, Carlos A. E. Vitivinicultura brasileira: panorama 2019. Bento Gonçalves/RS: Embrapa, 2020.

MENEGHETTI, Lucas D. Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas. Monografia (Graduação em Economia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), Porto alegre, 2014.

NIEDERLE, Paulo A. Compromissos para a qualidade: projetos de indicação geográfica para vinhos no Brasil e na França. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, 2020.

PLURAL. Anuário 2018. São Paulo: Associação Plural, 2018.

POSSAS, Mario. Estruturas de mercado em oligopólio. São Paulo: Hucitec, 1987.

PROTAS, José. F. S.; CAMARGO, Umberto. A. Vitivinicultura brasileira: panorama setorial de 2010. Brasília: SEBRAE; IBRAVIN; Embrapa Uva e Vinho, 2011.

REVISTA DA CERVEJA. Amazon Beer: o exotismo que vem da Amazônia. Porto Alegre: Revista da cerveja, ano V, n. 27, 27 de março de 2017.

REVISTA DA CERVEJA. Juliano Mendes: as receitas de uma trajetória vitoriosa de um dos fundadores da Eisenbahn. Porto Alegre: Revista da cerveja, ano II, n. 08, 08 de janeiro de 2014.

ROCHE. Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora Globo, v. II, 1969.

ROSA, Sérgio E. S.; COSENZA, José P.; LEÃO Luciana T. S. Panorama do setor de bebidas no Brasil. BNDES Biblioteca Digital, 2006.

SANCHEZ HERNÁNDEZ, José L. El valor social y territorial del vino en España. In: CASTILLO VALERO, Juan S. COMPÉS LÓPEZ Raúl. La economia del vino en España y en el mundo. Série economia n. 23. Cajamar Caja Rural, 2014.

SANTOS, Rafael. As Microcervejarias Catarinenses: da gênese à dinâmica atual. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2013.

SCHAAB, Luana, L.; ALVES, Alexandre F. Fatores relevantes para a localização das MPE cervejeiras no Paraná. Acta Scientiarum – Human and Social Sciences, v. 42, e52105, 2020.

SCHUMPETER, Joseph A. Teoria do Desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, credito, juro e ciclo econômico. 2 ed.. São Paulo: Nova Cultural, 1982.

SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CERVEJA (SINDICERV). Brasil ganha primeira indústria de transformação de lúpulo. Brasília, Sindicerv, maio de 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE VAREJO E CONSUMO (SBVC). Ranking E-commerce SBVC 2018: Maiores empresas e-commerce brasileiro. São Paulo: SBVC, 2018.

STEINDL, Josef. Pequeno e grande capital: problemas econômicos do tamanho das empresas. São Paulo: Hucitec, 1990.

TERUCHKIN, Sônia, R. U. As estratégias empresariais para os vinhos finos no Brasil e no Uruguai: uma análise comparada. Tese (Doutorado em Administração). Universidade federal do Rio grande do Sul (URGS), Porto Alegre, 2003.

UNIÃO BRASILEIRA DA VINITICULTURA (UVIBRA). Dados estatísticos. Disponível em: http://www.uvibra.com.br/. Acesso em 10/nov./2020.

VALOR ECONÔMICO. Concorrentes avançam sobre a Ambev. São Paulo: Editora Globo S/A, versão digital, 05/02/2020.

Published

2022-05-31