Áreas verdes na Baixada Fluminense: configurações de uma biogeografia urbana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e84106

Palavras-chave:

Habitats Urbanos, Paisagem urbana, Uso e ocupação da terra, Arborização urbana, Índice de áreas verdes

Resumo

Ao se propor reconhecer e compreender a Biogeografia Urbana de um determinado território, o pesquisador se compromete em espacializar e caracterizar a composição vegetativa dos diversos espaços livres que compõem o meio urbano de forma quantitativa e qualitativa, a fim de entender as dinâmicas ecológicas que envolvem estes territórios com os demais seres vivos que ali habitam. Desse modo, o presente artigo visa apresentar a configuração da biogeografia urbana de partes do municípios de Nova Iguaçu e Seropédica no Estado do Rio de Janeiro, utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG) para identificar o percentual de cobertura vegetal e o índice de áreas verdes, atrelando os dados ao uso e ocupação da Terra, densidade populacional e gestão pública desses ambientes.

Biografia do Autor

Karine Bueno Vargas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Docente do Departamento de Geografia, Seropédica

Graduada em Geografia (bacharelado/licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É Mestra e Doutora em Geografia (Análise Ambiental e Regional) pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO. Faz parte do Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LIGA) e Coordena o Programa Residência Pedagógica (Núcleo Geografia Seropédica), o Grupo de Estudos em Biogeografia e Dinâmicas da Paisagem e o Programa de Extensão Guarda Compartilhada Flona Mário Xavier. Possui experiência em Geografia Física, atuando principalmente nas seguintes áreas: Biogeografia, Educação Ambiental, Ensino de Geografia Física e Geomorfologia.

Sarah Lawall, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Docente do Departamento de Geografia, Nova Iguaçu, Brasil.

Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Nova Iguaçu (RJ). Formada em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Bacharelado e Licenciatura),pós-graduação (Mestrado e Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Grupo de Estudos em Evolução e Dinâmica da Paisagem e no Grupo de Estudos em Biogeografia e Dinâmica da Paisagem, ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Colaboradora no LAMPEGE/UFRJ (Laboratório de Monitoramento e Modelagem Pedogeomorfológicos). Atua na área de Geografia Física, no campo do ensino, pesquisa e extensão com temas ligados a Dinâmica da Paisagem, com olhar para Pedologia, Biogeografia e Hidrologia. Leciona no curso de Licenciatura em Turismo pelo CEDERJ - modalidade EAD e é mãe de uma filha, com licença maternidade no ano de 2015.

Rayssa Evangelista Matos de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia

Mestranda em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar (UFRRJ/IM). Integrante do Grupo de Estudos em Biogeografia e Dinâmicas da Paisagem pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui pesquisas sobre o ensino de Geografia Física na área da Educação Especial e sobre Biogeografia Urbana.

Felipe de Freitas Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Graduando do Curso de Geografia

Graduando do curso de geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento de Geografia, Seropédica, Brasil.

Julio Cesar Carou Felix de Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Mestrando do Programa de Pós Graduação Geografia

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisa sobre Educação Ambiental em Unidades de Conservação; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (2019) pela Universidade Santo Amaro (UNISA); Graduado em Engenharia Ambiental (2016) pela Universidade Santo Amaro (UNISA); Técnico de Segurança do Trabalho pelo Centro Técnico Sequencial (2010). Possui experiência com gestão e processos de melhoria em plataformas educacionais; docência e tutoria EAD; e produção de conteúdo. Atualmente, atuo como Supervisor de LMS na Universidade Santo Amaro; Membro do Grupo de Acompanhamento do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA) da Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica-RJ.

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Publicado

2022-10-18