Tabela de classificação fisionômica das espécies da flora: recurso didático para o ensino de biogeografia

Autores

  • Natalia Feltz Alano Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jairo Valdati Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2022.e83809

Palavras-chave:

Biogeografia, Recurso didático, Tabelas de classificação fisionômica de espécies da flora

Resumo

O presente artigo visa contribuir com uma proposta de recurso didático para auxiliar os conteúdos referentes a flora e as atividades de campo em biogeografia. Desenvolveu-se, a partir disso, a Tabela de Classificação fisionômica das Espécies da Flora, recurso didático direcionado aos estudos e observações das espécies pensados a partir das contribuições realizadas pelo pesquisador Silvio Stefenelli. Entre as contribuições que surgiram com esta pesquisa, destaca-se a importância da utilização de recursos didáticos para se estudar conteúdos biogeográficos nas salas de aula. Entende-se que a utilização do recurso didático aqui proposto venha acrescentar às aulas de geografia, bem como tornar mais prático os estudos da flora, possibilitando ao estudante maior compreensão das espécies e do espaço geográfico.

Biografia do Autor

Natalia Feltz Alano, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Geografia pela UDESC, Mestra em Geografia pela UFSC. Professora de Geografia dos anos finais e ensino médio no estado de Santa Catarina.

Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Geógrafo e mestre em Geografia pela UFSC, Doutor em Geologia do Ambiente e do Território,  UNIMORE (Universidade de Módena). Coordenada o Grupo d e Pesquisa em Estrutura Dinâmica e Conservação da Biodiversidade e da Geodiversidade. Está vinculado ao Programa de pós-graduação em  Geografia (UFSC) e no Programa em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (UDESC). Atua nas áreas de Biogeografia e Geomorfologia.

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Publicado

2022-10-18