Aspectos geográficos e culturais de uma região cultural pomerana no sul do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p300

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal evidenciar, por meio da identificação e análise de aspectos geográficos e culturais, a existência de uma região cultural pomerana no sul do estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do estudo são relatados códigos culturais e aspectos visíveis da paisagem geográfica dos quatro municípios envolvidos na pesquisa: São Lourenço do Sul, Canguçu, Pelotas e Arroio do Padre. Nesses munícipios foi desenvolvido trabalho de campo e realizadas observações sistemáticas, além de 20 entrevistas distribuídas por diferentes localidades da região de abrangência da pesquisa. Ao final do estudo foi possível representar cartograficamente a região cultural pomerana no sul do estado gaúcho, baseado nos dados e informações obtidos ao longo da investigação

Biografia do Autor

Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas

Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Atua nos seguintes temas: Imigração e cultura alemã pomerana; Escolas paroquiais luteranas e ritos de passagem. Atua também na área da geografia cultural e em estudos voltados para os atlas geográficos municipais.

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS); membro da Action Research Network of the Americas (ARNA) e da Rede Freireana de Pesquisadores. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação Popular: Ação e Pesquisa e integra os grupos Mediações Pedagógicas e Cidadania, da Unisinos e Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, da Unisc. É autor, coautor e organizador de obras como: Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica (Appris); Paulo Freire, Jürgen Habermas e o ideal formativo da educação popular: cidadão ou sujeito social? (CRV); Educação popular e docência (Cortez). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e pesquisa participante.

Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2014). Lidera o grupo de pesquisa Educação Popular na Geografia: Ação e Pesquisa, registrado no CNPq em 2009 e integra, como pesquisadora o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância CNPq/UFF-UFJF. Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Cartografia Temática e inclusão na perspectiva da Educação Popular.

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Publicado

2020-06-09

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Artigos