Aspectos geográficos y culturales de una región cultural pomerana en el sur de Rio Grande do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v35n75p300

Resumen

Este artículo tiene como objetivo principal evidenciar, por medio de la identificación y análisis de aspectos geográficos y culturales, la existencia de una región cultural pomerana en el sur del estado de Rio Grande do Sul. A lo largo del estudio se relatan códigos culturales y aspectos visibles del paisaje geográfica de los cuatro municipios involucrados en la investigación: São Lourenço do Sul, Canguçu, Pelotas y Arroio do Padre. En estos municipios se desarrolló trabajo de campo y se realizaron observaciones sistemáticas, además de 20 entrevistas distribuidas por diferentes localidades de la región de alcance de la investigación. Al final del estudio fue posible representar cartográficamente la región cultural pomerana en el sur del estado gaúcho, basado en los datos e informaciones obtenidos a lo largo de la investigación.

Biografía del autor/a

Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas

Formada em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação. Integrante do grupo CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação). Atua nos seguintes temas: Imigração e cultura alemã pomerana; Escolas paroquiais luteranas e ritos de passagem. Atua também na área da geografia cultural e em estudos voltados para os atlas geográficos municipais.

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui doutorado em Educação (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizou estágio de pós-doutorado - PNPD/CAPES (2013-2014) e pós-doutorado sênior/CNPq (2016-2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (ME/DO) da Universidade de Caxias do Sul (UCS); membro da Action Research Network of the Americas (ARNA) e da Rede Freireana de Pesquisadores. Lidera o grupo de pesquisa/CNPq Educação Popular: Ação e Pesquisa e integra os grupos Mediações Pedagógicas e Cidadania, da Unisinos e Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, da Unisc. É autor, coautor e organizador de obras como: Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica (Appris); Paulo Freire, Jürgen Habermas e o ideal formativo da educação popular: cidadão ou sujeito social? (CRV); Educação popular e docência (Cortez). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e pesquisa participante.

Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Especialização em Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro (1992), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP (2001) e Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2014). Lidera o grupo de pesquisa Educação Popular na Geografia: Ação e Pesquisa, registrado no CNPq em 2009 e integra, como pesquisadora o Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância CNPq/UFF-UFJF. Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Cartografia Temática e inclusão na perspectiva da Educação Popular.

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Publicado

2020-06-09

Número

Sección

Artigos