A docência clínica em musicoterapia e o pensamento emergente

Conteúdo do artigo principal

Andressa Dias Amdt
Fabiane Lopes de Oliveira
Elizete Lúcia Moreira Matos

Resumo

O presente trabalho promove uma aproximação a respeito da prática clínica e docente da Musicoterapia em uma visão emergente, objetivando o reconhecimento da docência clínica em Musicoterapia e sua integração com o pensamento emergente. Por meio de uma pesquisa de caráter qualitativo, embasada na pesquisa bibliográfica constata-se a crescente produção científica que visa promover uma reflexão entre a prática musicoterapêutica e o pensamento emergente. No que diz respeito às definições de “docência clínica” verifica-se que na literatura brasileira há restrita utilização desse termo, porém sua discussão encontra-se implícita nas produções a respeito de práticas pedagógicas inovadoras, pautadas em um pensamento emergente. A pesquisa procura, portanto, responder, por meio de pesquisa de revisão bibliográfica, qual a integração entre a docência clínica em Musicoterapia com o pensamento emergente.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Andressa Dias Amdt, UNESPAR

Graduada no Curso de: Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná FAP, Especialista Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora Colaborada do curso de Musicoterapia na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Fabiane Lopes de Oliveira, PUC-PR

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Aprendizagem Cooperativa e Tecnologias Educacioinais, Linguística aplicada à produção de texto. Mestre em Educação, professora dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Especialização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Elizete Lúcia Moreira Matos, PUC-PR

Bolsista PQ - CNPq, Pedagoga, Especialização em Recursos Humanos e Psicopedagogia, Mestrado em Educação - PUCPR, Doutorado em Engenharia da Produção – UFSC. Professora Titular na PUCPR atua no mestrado e doutorado em Educação, Coordenadora na Especialização “Formação Pedagógica do Professor Universitário para Atuar em Contexto Presencial e Online", Coordenadora do Núcleo de Educação e Humanidades – PUCPPR. Desenvolve projetos voltados para Formação de Professores em Diferentes Níveis e Contextos, Pedagogia Hospitalar, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Meios Tecnológicos na Ação Pedagógica. Palestrante