A maestria na arte de se comunicar: Utilização das posições perceptuais em aulas, palestras e conferências.

Conteúdo do artigo principal

Elizete Lúcia Moreira Mattos
Jair Sergio dos Passos

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR, denominado “Professor Mediador Utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Contribuição da Neurolinguística em Sala de Aula”.  O projeto se desenvolveu a partir da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), integradas aos atuais processos de comunicação e relacionamento, mais precisamente a Programação Neurolinguística (PNL).  Neste sentido, uma das intenções desta pesquisa foi apontar as contribuições da moderna neurolinguística na prática docente, por meio de novas abordagens de ensino na sala de aula presencial ou virtual (estúdios) e  que pode ser aplicado também em palestras e conferências. O presente artigo originou-se de um dos capítulos da dissertação de mestrado que tratou, especificamente, dos avanços no processo de comunicação e relacionamentos, apresentando o primeiro passo para o professor mediador começar a praticar a neurolinguística no início de sua intervenção.  Destacam-se as visões de vários autores sobre as posições perceptuais em como podemos aplicar em diversas situações de sala de aula ou num auditório. Fica muito evidente também a importância desta técnica para o professor ou palestrante dominar seu próprio estado emocional, evitando agir por impulsos e assim ter atitudes cada vez mais assertivas em relação a novas formas de comunicação, que levem a uma metaposição para uma aprendizagem significativa e/ou resultados esperados.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Elizete Lúcia Moreira Mattos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor na área de Ciências Humanas. Mestre em Educação (PUC-PR). Psicoterapeuta, Coach Executivo e de Vida com certificação internacional. Practitioner, Master e Trainer em PNL. Licenciado em História e Estudos Sociais. Administração de Empresas FAE BUSSINES SCHOOL (1973 – 1979). Concluiu disciplinas de acesso ao Doutoramento em Gestão pela European University. Especialista em Psicopedagogia, Educação Religiosa, Dependências Químicas e Emocionais. Master em Terapia da Linha do Tempo, Hipnose e Autohipnose. Promoveu, participou e realizou cursos e palestras em diversas áreas: empresariais, educacionais, saúde, qualidade de vida, terapia, comunicação, liderança, persuasão e relações humanas. jair.passos@pucpr.br

*Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987), Especialização em Recursos Humanos (1988) e Psicopedagogia (1991), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Educação e Humanidades e Coordenadora da Especialização lato sensu em Formação Pedagógica do Professor Universitário da PUCPR. Professora Titular e Professora permanente do Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes segmentos: Formação de Professores em Diferentes Níveis e Contextos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Mediação Pedagógica e Tutoria Online, Meios Tecnológicos na Ação Docente, Formação de Professores para atuar com Escolares Hospitalizados ou/em Atendimento Domiciliar. Também esta desenvolvendo formação continuada online para professores de diferentes regiões do país que atuam com escolares em tratamento de saúde (projeto CNPq). Palestrante e Pesquisadora.

Jair Sergio dos Passos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor na área de Ciências Humanas. Mestre em Educação (PUC-PR). Psicoterapeuta, Coach Executivo e de Vida com certificação internacional. Practitioner, Master e Trainer em PNL. Licenciado em História e Estudos Sociais. Administração de Empresas FAE BUSSINES SCHOOL (1973 – 1979). Concluiu disciplinas de acesso ao Doutoramento em Gestão pela European University. Especialista em Psicopedagogia, Educação Religiosa, Dependências Químicas e Emocionais. Master em Terapia da Linha do Tempo, Hipnose e Autohipnose. Promoveu, participou e realizou cursos e palestras em diversas áreas: empresariais, educacionais, saúde, qualidade de vida, terapia, comunicação, liderança, persuasão e relações humanas.