Uma Análise da Relevância da Interdisciplinaridade nas Pesquisas no Design – Estudo Bibliométrico do P&D dos Anos de 1994 ~ 2014

Conteúdo do artigo principal

Deborah Regiane Fabio
Valdirene Aparecida Vieira Nunes
Milton Koji Nakata
Olimpio José Pinheiro

Resumo

Objetivo: O objetivo deste trabalho é mapear as publicações científicas que tratam das ações interdisciplinares para o campo do Design, tomando como plataforma atividades teórica e/ou práticas de pesquisas da área. 

Design/Metodologia/Abordagem: Para isso foi realizada uma análise bibliométrica das pesquisas publicadas no P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, contemplando todas as suas edições, entre os anos 1994 a 2014. Foram publicados durante as 11 edições bienais do congresso o total de 3.287 artigos completos, sendo localizados 125 artigos que tratavam da temática pesquisada. Este estudo também possibilitou identificar a participação no congresso sobre a temática abordada; por região, instituição, parcerias nacionais e internacionais. 

Resultados: Os resultados encontrados permitiram realizar uma leitura da progressão e regressão de pesquisas sobre o método interdisciplinar. Pretende-se com os resultados retratados colaborar no construto para a área pesquisada.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Deborah Regiane Fabio, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui graduação em DESIGN DE PRODUTO pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atualmente é BOLSISTA PROPG, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | UNESP | FAAC | PPG DESIGN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Ensino Superior (Especialização). Tem experiência na área de Design do Produto Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de produto; idosos; representação manual (ilustração); ergonomia; usabilidade e manejo; design de móveis;

Valdirene Aparecida Vieira Nunes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Universidade Estadual de Londrina. (UEL)

Mestranda em Design pela UNESP Universidade Estadual Paulista; especialista em Moda e Gestão pelo SENAI/PR (2007) e em Gestão e Estratégia Empresarial pela UNIFIL (2004). Graduada em Marketing e Propaganda pela UNOPAR Universidade Norte do Paraná (2001). É docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde atua como: pesquisadora, docente do Curso de Bacharelado em Design de Moda com as disciplinas de modelagem e docente do Curso de Especialização em Moda, Produto e Comunicação, com a disciplina de Gestão da Produção de Moda. Atua em pesquisa nas áreas de processos de construção de produtos de vestuário com ênfase na alfaiataria.

Milton Koji Nakata, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Possui graduação em Comunicação Visual pela Fundação Educacional de Bauru (1982), mestrado em Projeto Arte e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, lotado no Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e de Programa de Pós-graduação em Design. É membro do grupo de pesquisa Design Contemporâneo.Tem experiência na área de Artes e Design, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: ilustração, projeto gráfico, design gráfico, identidade visual e artes visuais.

Olimpio José Pinheiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduação: em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Doutorado: em Sociologia (da Arte), pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado: em História e Teoria da Arte na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), no Centre de Histoire et Theorie de lArt (CEHTA), Paris. Ex-Professor efetivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná. Professor convidado da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto, Portugal. Atualmente: professor efetivo da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Atuação em graduação: Artes Visuais e Design. Atuação na pós-graduação: Design (Mestrado e Doutorado). Bolsas: do CNPq (Mestrado e Doutorado); e da Capes ( Doutorado e Pós - Doutorado). Do conselho científico dos periódicos (entre outros): Revista da UFP, Universidade Fernando Pessoa, Portugal; Revista: Agalia, Espanha; Revista: Cadernos de Campo, FFLCH, USP; Revista: Educação Gráfica, FAAC, UNESP. Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq - ECODART (Arte, Design, Tecnologia, Ecologia / Inter-relações). Experiência profissional nas áreas: Artes Visuais, Design e Comunicação. Atuação (principalmente) nos temas: Artes visuais; Design; Comunicação Visual; Arte, Design e Criatividade; História e Teoria da Arte e do Design; Artes, Design e Ciência Cognitiva; Arte, Design e Novas Tecnologias; Arte, Design, Tecnologia, Ecologia.