Ecossistemas Criativos: Relações Colaborativas e Ação Projetual nos Coletivos Criativos Informais
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Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo é discutir as potencialidades de ação e de contribuição do designer estratégico no âmbito dos coletivos criativos informais, nos quais diversos profissionais da indústria criativa reúnem-se para desenvolver projetos com finalidades sociais e culturais.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa quanto aos fins foi classificada como exploratória e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica, com abordagem qualitativa.
Resultados: A ação projetual do designer estratégico, que atua com uma abordagem metaprojetual, é proposta/identificada como uma das principais processualidades que permitem e favorecem as relações colaborativas e a interação entre os atores de um coletivo criativo informal. Ao mesmo tempo, compreendeu-se que a informalidade do contexto estudado aumenta exponencialmente as possibilidades e potencialidades de ação do designer.
Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a uma revisão bibliográfica, visando identificar caminhos de pesquisa futuros sobre o tema dos ecossistemas criativos no âmbito da disciplina do design.
Originalidade/valor: No âmbito da inovação assiste-se a um crescente interesse para o tema dos ecossistemas criativos e dos coletivos criativos informais. Porém o tema è ainda pouco explorado. A pesquisa desenvolvida permite um melhor entendimento do assunto por sistematizar uns conceitos-chave. Ao mesmo tempo explora as inexploradas possibilidades de contribuição do design estratégico.
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