Inovação e Estratégia Sustentadas pelo Gerenciamento de Informações: Um Estudo nas Empresas Incubadas na ITFETEP

Conteúdo do artigo principal

Edinéia Woiciekovski
Liandra Pereira

Resumo

Objetivo: O presente estudo possuiu como objetivo identificar como as empresas incubadas na ITFETEP – Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul estruturam o processo de gestão da informação e como esses elementos se correlacionam à inovação. Assim, o foco do artigo constituiu-se em analisar empresas que estão inseridas num ambiente de incubadora que promove a inovação e que são tradicionalmente geradores de conhecimento, sendo que foram pesquisadas as empresas incubadas nas três modalidades (graduada, associada e residente), correspondendo a quatorze organizações.

Metodologia: A trajetória metodológica assumiu abordagem qualitativa, materializada com base em pesquisa exploratória, sendo que os dados foram obtidos através da aplicação de questionário elaborado à luz da teoria estudada, com um gestor de cada empresa.

Resultados: Os resultados indicam que há necessidade da utilização das informações de maneira inovadora a fim de resultar num melhor desempenho estratégico, sendo que a incubadora tecnológica, apontada como o principal mecanismo de obtenção de informações, deve auxiliar as empresas nesse processo. Por fim, aponta-se a necessidade de as informações tornarem-se parte da geração de inovação nas organizações, pela implantação de mecanismos para captá-las e gerenciá-las, convertendo-as em contribuição ao desenvolvimento estratégico das empresas pesquisadas, fomentando maior competitividade no desempenho de suas atividades.

Limitações da pesquisa: Como fator limitante verifica-se que a pesquisa foi realizada somente com as empresas incubadas na ITFETEP, sendo que não foi realizada com a própria instituição, dessa forma é importante conhecer como a própria incubadora tecnológica realiza o processo de gerenciamento de informações para assim poder auxiliar as empresas incubadas.

Originalidade/valor: A originalidade refere-se ao estudo ser realizado em um ambiente de incubação, local que promove a geração de conhecimento para empresas em estágio de início do empreendimento.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos