Comportamento do Aluno com Atividades Escolares de Matemática e os Contratos Didático e Social e a Prova Brasil

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Doherty Andrade
Késia Caroline Ramirez Neves
Bernadete Maria Suaki Brandão

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre o comportamento evidenciado em alunos de 9º ano que realizaram a Prova Brasil de 2009 e de 2011. Trabalhando com os dados estatísticos dessas Provas, constatamos que cerca de 51% deles (residentes em um município paranaense) declararam, ao responder o questionário da Prova Brasil, que não faziam com frequência as tarefas escolares de casa de Matemática. Esse comportamento foi caracterizado como uma ruptura no contrato didático, segundo Brousseau. Mostramos, ainda, que esse comportamento esteve associado a um menor desempenho dos alunos quando avaliados pela Prova Brasil. Diante desses indícios, buscamos no conceito de capital cultural o que pode ser uma explicação para tal ruptura, sugerindo, aos professores e gestores, algumas alternativas que podem mudar essa realidade.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Doherty Andrade, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em matemática pura pelo IME-USP

Késia Caroline Ramirez Neves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM

Bernadete Maria Suaki Brandão, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Matemática, professora do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá