Uma Análise Conceitual da Tipologia do Trabalhador do Conhecimento

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Valéria Macedo
Fernando Fukunaga
Neusa Maria Bastos Fernandes Santos
Igor Polezi Munhoz
Roberto Fernandes dos Santos
Alessandra Cristina Santos Akkari
Benedito Geovani Martins de Paiva
Cleonice Nazaré do Nascimento
Julio Araujo da Silva Júnior
Ivan Luis Agnelli Torretta

Resumo

As mudanças ocorridas nas últimas décadas alteraram significativamente a base da economia atual. Enquanto no passado investimentos pesados eram alocados em ativos tangíveis, hoje os ativos intangíveis sustentam a Economia baseada em Conhecimento. A criação de uma tipologia do papel do trabalhador do conhecimento para as organizações tem despertado o interesse do mundo acadêmico. Os estudos analisados tratam o trabalhador do conhecimento como um agente de transformação, inovação e de grande importância na mensuração de resultados provenientes desse capital humano, disponível na organização, mas nem sempre potencializado para a valoração do capital. Mediante o uso da análise comparativa notou-se a falta do consenso entre autores fontes da tipologia de papéis de Reinhardt et al (2011), demonstrando que o campo de pesquisa está aberto para novas pesquisas e motivação para novos estudos nesta área.

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Biografia do Autor

Valéria Macedo, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestranda em Administração pela PUC/SP. MBA Lato Sensu em Gerenciamento de Projetos - FGV RJ (2011). Especialista em Ensino a Distância. Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Trabalhou por 20 abos no segmento financeiro na área de Educação Corporativa, Certificação Profissional e Gestão do Conhecimento. Associada Individual da Sociedade Brasileira da Gestão do Conhecimento- SBGC(2010)

Fernando Fukunaga, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestrando em Administração pela PUC/SP. Especialista em Gestão Estratégica do Pessoas pelo SENAC SP. Especialista em Psicanalise e Psicologia Econômica. MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela NAIPPE/USP. Especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação. Especialista em Gestão de Comunidades de Práticas. Formado em Administração de Empresas e Comercio Exterior pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha. Designer de Fluxos de Conversação e Relações Humanas em Organizações. Trabalhou na indústria automotiva e em Universidades com Educação Corporativa. Atuou em projetos de implantação e sustentação de gestão do conhecimento e de inovação em médias e grandes empresas. Atualmente é Gestor de Educação em gestão do conhecimento e inovação e Gestor de Comunidades na SBGC, no qual atuou nos projetos de implantação do programa de educação, novo Portal SBGC, Banco de Práticas, Programa Jovem SBGC, Comunidade de Práticas, Reformulação do Modelo de Afiliação, Planejamento, Marketing e Reestruturação de diversas áreas. É Coordenador Geral do Programa Jovem SBGC. É idealizador e cofundador do Núcleo de Estudo em Rede Social e Inovação Digital do Centro de Criatividade e Inovação da ESPM. É Professor de Gestão de Conhecimento e Inovação do programa de Pós Graduação do SENACSP

Neusa Maria Bastos Fernandes Santos, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculty Research Program Fellow - McGill University, Canadá (1996) / Pós-Doutorado, Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (1992), Mestrado em Administração pela USP (1984) e Graduação em Administração de Empresas pela USP (1974). Em 1990 foi Fulbright Scholar (CIES/USA) na Business School of the University of Michigan, Ann Arbor (UMI). Entre 2003 e 2009 foi bolsista do Governo Canadense pelo Programa International Council of Canadian Scholars (ICCS/Otawa). Professora Honoris Causa (Rede Paulista de Ensino Superior). Autora de livros, capítulos, trabalhos completos apresentados em congressos acadêmicos e artigos publicados em periódicos de âmbitos internacional e nacional. Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências Contábeis e Financeiras e Coordenadora de Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Administração. Consultora adhoc para agências de fomento (FAPESP, CAPES) e para órgãos públicos educacionais, como Conselho Estadual da Educação de São Paulo (CEE-SP) e INEP. Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Presidente do Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Membro da Mesa Diretora Nacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) e Coordenadora de Núcleo de Estudos Canadenses / NEC/PUCSP. Membro da Comissão de Avaliação da Área de Administração e Contabilidade / CAPES. Membro do Júri Prêmio Franklin Delano Roosevelt / USA

Igor Polezi Munhoz, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

Doutorando em Engenharia Mecânica, concentração em Engenharia de Controle e Automação Mecânica, na Escola Politécnica da USP, Mestre em Engenharia Elétrica, Bacharel em Engenharia de Gestão e Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), desenvolveu dois projetos de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) na área de Administração de Recursos Humanos, que resultaram em dois prêmios. Atuou como monitor acadêmico por três períodos na disciplina Inovação Tecnológica. Foi bolsista de mestrado CAPES do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do ABC. Participa do grupo de pesquisa Cultura, Valores, Desempenho e Governança nas Organizações - PUC-SP, sob a coordenação da Profa. Dra. Neusa M. B. F. dos Santos e do iLab@UFABC (Laboratório de Inovação da UFABC). Participou do grupo Armazenamento e Conversão de Energia, sob coordenação do Prof. Dr. Jorge Tomioka na UFABC. Tem experiência na organização de eventos nacionais e internacionais. Atualmente é professor adjunto III da Universidade Paulista (UNIP), nos cursos de Engenharia de Produção Mecânica e Biomedicina.

Roberto Fernandes dos Santos, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutor (1994) e Mestre (1983) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, e Bacharel em Administração (1966) e em Ciências Contábeis (1974) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, e em Engenharia Naval (1967) pela Escola Politécnica da USP. Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Contábeis e Financeiras da PUC/SP e do curso de graduação em Contabilidade da USP, possui ampla experiência profissional em Controladoria, com passagens em empressas multinacionais de porte. Academicamente pesquisa em Controladoria Econômica de Gestão, com ênfase em controle de desempenho, contabilidade decisorial, contabilometria, custos, orçamento e conversão monetária de demonstrações contábeis, participando do Grupo de Pesquisa Cultura, Valores, Desempenho e Governança nas Organizações, onde é colíder.

Alessandra Cristina Santos Akkari, Universidade Federal do ABC - UFABC

Engenheira de Produção pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Bacharel em Ciência e Tecnologia (UFABC) e, atualmente, é Doutoranda (defesa Julho/2015) em Biossistemas no Laboratório de Prospecção e Caracterização de Bioativos da UFABC, atuando na área de Farmacologia, com enfoque no desenvolvimento de sistemas para liberação controlada de fármacos (ciclodextrinas e géis poliméricos). Desenvolveu três projetos de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), sendo um deles na área de Química Analítica e os outros dois em Farmacologia; possui trabalho premiado em um congresso internacional reconhecido na área da saúde (International Symposium on Pharmaceutical and Biomedical Analysis- PBA). Na área de gestão, possui experiência em Elaboração e Análise de Projetos, Inovação e Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Gestão do Conhecimento. Na área de P&D, atua no desenvolvimento e caracterização de novos materiais para uso farmacêutico, englobando conhecimentos de métodos analíticos (HPLC e CE), FT-IR, Microscopia Eletrônica, Calorimetria, NMR, Microette (liberação in vitro automatizada), dentre outros. Possui 6 anos de vivência acadêmica na área de Eng. Produção, Administração e Farmacologia, com capítulos de livros, artigos e diversos trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, como também organização de eventos de grande magnitude. Membro dos grupos de pesquisa Cultura, Valores, Desempenho e Governança nas Organizações (PUC-SP, sob a coordenação da Profa. Dra. Neusa M. B. F. dos Santos e colaboração da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento); iLab@UFABC (Laboratório de Inovação da UFABC) e Materiais Nanoestruturados e Toxicologia (UFABC - Prof. Dr. Fabio Furlan Ferreira).

Benedito Geovani Martins de Paiva, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus avançado de Três Corações. Doutorando em Administração e Mestre em Ciências Contábeis e Financeiras pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (2012), graduado em Administração pela Faculdade de Administração e Informática (2009) e em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí (2006). Possui Pós-graduação em Gestão Financeira e Auditoria pela Faculdade de Administração e Informática (2008). Possui experiência de coordenação de Pós-graduação lato Sensu, professor de graduação e pós-graduação além de Consultoria nas áreas de Gestão, Finanças e Contabilidade. Atualmente desenvolve estudos na área de aprendizagem organizações e sociedade foco em governança de Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Cleonice Nazaré do Nascimento, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Ibirapuera (2007), Bacharel em Matemática e Licenciatura em Ciências pela Universidade São Judas Tadeu (1989). Atualmente sou docente no Centro Universitário UniItalo e nas Faculdades Sumaré. Atuei como Coordenadora na Gestão de Docentes por dois anos nas Faculdades Sumaré, onde o principal objetivo era alavancar a qualidade docente desde o recrutamento e seleção, aderência, plano de carreira, entre outros. Experiência profissional de 27 anos na área de negócios, com foco em Instituições Financeiras, Call Center e Consultoria. Como docente experiência nos cursos de Administração, Contabilidade, Gestão e Tecnologia (RH, Marketing, Gestão Financeira, Logística, entre outros). Principais disciplinas: Fundamentos em Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Empreendedorismo, Consultoria de Interna de RH, Recrutamento & Seleção

Julio Araujo da Silva Júnior, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestrando em administração pela PUC-SP, Especialista em Gerenciamento de Projetos Práticas do Project Management Institute PMI, Centro Universitário Senac, 2010. Graduado em Marketing, Faculdade Radial, 2005. Professor, Orientador e Coordenador do Senac São Paulo desde 1994. Professor do SENAI São Paulo, de 1999 a 2002. Experiência de 21 anos na área educacional, na coordenação e execução de programas de capacitação profissional, no planejamento e execução de treinamentos corporativos e na gestão de eventos educacionais. (

Ivan Luis Agnelli Torretta, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestrando em Administração da PUC/SP. Possui graduação em Direito pela Universidade Paulista (2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. Pós gradução Lato Sensu em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável pelo Inepad.