O SINAES à Luz da Criação e Transferência de Conhecimento

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Rafael Pereira Ocampo Moré
Alexandre Marino Costa
Cláudio Reis Gonçalo

Resumo

Este estudo analisa os elementos estruturantes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, considerando suas relações com a garantia de qualidade dos cursos superiores a distância, e criação e transferência de conhecimento. A pesquisa foi realizada sob o prisma da Gestão do Conhecimento que permite às organizações refletir processos, organizá-los de forma estratégica. O estudo é classificado como qualitativo, aplicado, exploratório e descritivo. Fez-se uso também do instrumento entrevista em profundidade semiestruturada e da coleta documental e bibliográfica, e para a análise dos dados optou-se por análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam deficiência no processo de comunicação dos atores envolvidos no SINAES, o que resulta em indicadores divergentes daqueles planejados pelos gestores.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Rafael Pereira Ocampo Moré, Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI

Alexandre Marino Costa, UFSC

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC

Cláudio Reis Gonçalo, UNIVALI

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI