Gestão de custos orientada às empresas com foco em Inovação

Conteúdo do artigo principal

Ana Paula Beck da Silva Etges
Erica Caetano Roos
Rafael Calegari
Joana Siqueira de Souza
Francisco José Kliemann Neto

Resumo

Objetivo: Este estudo buscou unir o método Activity-Based Costing (ABC) com o método de Simulação de Monte Carlo (SMC), com o objetivo de considerar os riscos presentes no ambiente inovativo e estimar os custos incluindo a sua variabilidade.

Design/Metodologia/Abordagem: Ilustrou-se com um exemplo didático o modelo proposto e percebeu-se a viabilidade do uso do modelo proposto, bem como foram detalhadas as ferramentas relacionadas às etapas para a respectiva execução. Além disso, o modelo propôs o uso de indicadores como o Valor em Risco (VaR) e Indicador Global de Risco, os quais viabilizaram análises econômicas através da Gestão de Riscos ao facilitarem a identificação dos riscos que representam maior variabilidade ao custos de atividades.

Resultados: Os resultados apontam para viabilidade de aplicação da proposta, levando em consideração a característica modular da proposta e a qualidade das informações geradas para a gestão de riscos de empresas situadas em ambientes que exigem inovação.

Limitações da pesquisa: Entre as limitações do estudo destacam-se o caráter exploratório do uso das metodologias em conjunto e a aplicação em um caso ilustrativo.

Originalidade/valor: A principal contribuição do estudo é a proposição de uma nova abordagem para a incorporação de variabilidade aos custos envolvidos em projetos inovadores, que pode gerar impactos positivos para profissionais da área e também como passo inicial para futuras pesquisas na área.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Paula Beck da Silva Etges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Engenharia de Produção

Erica Caetano Roos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia de Produção

Rafael Calegari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Engenharia de Produção

Joana Siqueira de Souza, Professora do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Francisco José Kliemann Neto, Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Engenharia de Produção pelo Institut National Polytechnique de Lorraine - INPL